Iluminamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Iluminamento, intensidade de iluminação ou iluminância é uma grandeza de luminosidade, representada pela letra E, que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área.

o fluxo luminoso de um lumen incidindo sobre uma área de um metro quadrado produz o iluminamento de um lux.

Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente. Da mesma forma que o fluxo luminoso, não é distribuído uniformemente, de maneira que ao ser medida, não terá o mesmo valor em todos os pontos da área em questão.

Sua unidade de medida é o lux (lx). Para medi-la, usa-se um aparelho denominado luxímetro.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) descreve iluminância como sendo o "limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero." (NBR 5413/1992)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

ABNT - Associação Brasileira de normas Técnicas. NBR 5413 - Iluminância de interiores. Rio de Janeiro, ABNT, 1992.

Manual de Luminotécnica da Osram <http://www.osram.pt/osram_pt/Design_de_Iluminacao/Sobre_Iluminacao/Light_%26_Space/Technical_basics_of_light__/Quantitatives/index.html>. Visitado em 19 de Março de 2009. A norma NBR 5413 foi cancelada, em seu lugar foi editada a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 Iluminação de ambientes de trabalho Parte 1: Interior.

Fonte ABNT - Associação Brasileiroa de Normas Técnicas