Imagem ISO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
ISO
Extensão do arquivo .iso
Tipo de formato Imagem de CD
padrão(ões) ISO 9660

O ISO (.iso) é uma imagem de CD, DVD ou Tablets, androids de um sistema de ficheiros virtuais. Por outras palavras, refere-se a qualquer imagem de um disco óptico, mesmo uma imagem UDF.

Como é típico em imagens de disco, para além dos ficheiros de dados que estão contidos na imagem ISO, também contém todos os metadados do sistema de ficheiros, incluindo o código de arranque, estruturas e atributos. Toda esta informação está contida num único ficheiro. Estas propriedades tornam-no uma alternativa atraente aos meios físicos para a distribuição de software que requer esta informação adicional, pois é fácil de obter através da Internet.

Alguns dos usos mais vulgares incluem a distribuição de sistemas operativos, tais como sistemas Linux ou BSD e Live CDs.

A maioria dos programas de gravação de CD/DVD consegue reconhecer e usar as imagens de CD, possibilitando a cópia de dados de média existentes ou criando novas unidades a partir de ficheiros existentes, porém ainda são raras as imagens ISO de BD (Blu-ray Disc) e somente poucos programas suportam as imagens ISO de BD. A maioria dos sistemas operativos (incluindo Mac OS, Mac OS X, BSD, Linux, e Windows com Microsoft Virtual CD-ROM panel) permitem que essas imagens sejam montadas como se fossem discos físicos, tornando-se de alguma forma úteis como um formato de armazenamento universal.

Emuladores de consolas, tais como o ePSXe, e muitos outros emuladores que lêem CD/DVD são capazes de correr ficheiros ISO/BIN (e outros formatos similares) em vez de correrem directamente do leitor de CDs. Também se obtém um rendimento muito superior ao se correr um ficheiro ISO, pois não há tempos de espera para que o CD/DVD esteja pronto e também por a velocidade de Entrada/Saída no disco rígido ser muitas vezes superior ao dos leitores de CD/DVD.

Os arquivos de imagens (.iso) são bastante comuns para jogos. O jogos para consoles (Wii, Xbox, Xbox 360, PS1, PS2, PS3, PSP) utilizam este formato.

Formatos de ficheiros relacionados[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.