Imassine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Marrocos Imassine  
—  Localidade  —
Vista do oued Drá e do douar (aldeia ou bairro) Igherm Aqdim ("celeiro velho"), o mais antigo de Imassine
Vista do oued Drá e do douar (aldeia ou bairro) Igherm Aqdim ("celeiro velho"), o mais antigo de Imassine
Imassine está localizado em: Marrocos
Imassine
Localização de Imassine em Marrocos
31° 7' 47" N 6° 20' 23" O
Região Souss-Massa-Drâa
Província Ouarzazate
População
 - Total ~ 2 500

Imassine é uma aldeia chleuh (berbere) do vale do Dadès, também conhecido como Vale dos 1001 casbás, situada no sul de Marrocos, na província de Ouarzazate, parte da região de Souss-Massa-Drâa. A aldeia faz parte dos territórios tradicionais da tribo berbere dos Aït Zekri e encontra-se a mais de 1 300 m de altitude, entre o Alto Atlas e o Jbel Saghro, a nordeste de Ouarzazate, entre as comunas de Skoura e Kelaat-M'Gouna.

A aldeia está dividida em diversos douars (bairros, embora o termo também se possa referir a aldeias menores completamente distintas), como Taghzoute, Bouykba e Assaka. A população total é de cerca de 2 500 habitantes. A comuna é atravessada pelo uádi (oued) Dadès, cuja água permite a irrigação dos terrenos agrícolas e enche a barragem de El Mansour. A temperatura varia entre os -5°C no inverno e 38°C no verão.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Imassine


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.