Indústria de Material Bélico do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Imbel)
Ir para: navegação, pesquisa
IMBEL
Indústria de Material Bélico do Brasil
Tipo Estatal
Indústria Defesa
Fundação 1975
Sede Brasília, Brasil
Empregados 2000
Produtos Material bélico
Página oficial www.imbel.gov.br

Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) é uma Empresa Pública brasileira, autorizada a sua criação pela Lei nº 6.227, de 14 de julho de 1975, vinculada ao Ministério da Defesa(por intermédio do Exército Brasileiro).

História[editar | editar código-fonte]

A Indústria Bélica Nacional teve seu início com a criação da Casa do Trem, no Rio de Janeiro, em 1762, com a finalidade de guardar, conservar e realizar pequenos reparos no armamento e nos equipamentos das tropas existentes no vice-reinado.

Em 1808, foi fundada por D. João VI a Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Em 1826 foi transferida para a cidade de Magé-RJ, com a denominação de Real Fábrica de Pólvora da Estrela, mediante Decreto de D. Pedro I.

A partir de 1939 foi reestruturada, passando a ter a atual denominação de Fábrica da Estrela, funcionando como uma Organização Militar do Ministério do Exército até a criação da IMBEL em 1975. Através dos tempos, teve sua existência marcada por impulsos de modernização exigidos pela dependência externa dos principais produtos internacionais.

Há indicativos que a criação da empresa pública IMBEL - Indústria de Material Bélico do Brasil foi em decorrência do rompimento, no ano de 1974, pelo Governo Geisel, do Acordo de Cooperação Militar Brasil - Estados Unidos, firmado durante a 2ª Guerra Mundial. Com a sua criação, as Fábricas Militares do Exército foram transferidas para a estatal, e com isso, o setor de defesa, integrado com as demais empresas privadas da época, passou a ser uma atividade estratégica para o país, com uma tecnologia nacional em evolução, que permitiria ao Brasil tornar-se mais independente em produtos militares.

No exercício de sua função produtora, administra industrial e comercialmente 5 (cinco) Unidades de Produção que têm por vocação a produção de material bélico e outros bens, cuja tecnologia derive da gerada no desenvolvimento de equipamentos de aplicação militar, por força de contigência de pioneirismo, conveniência administrativa ou no interesse da segurança nacional.

Atualmente, a IMBEL possui as seguintes Unidades de Produção:

- Fábrica da Estrela (FE), especializadas em produtos químicos, localizada no Município de Magé, RJ;

- Fábrica Presidente Vargas (FPV), especializadas em produtos químicos e em abrigos temporários (barracas), localizada em Piquete, SP;

- Fábrica de Itajubá (FI), que produz armas de calibre leve e artigos de cutelaria, situada em Itajubá, MG;

- Fábrica de Juiz de Fora (FJF), produtora de munição de grosso calibre, em Juiz de Fora, MG; e

- Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), voltada para equipamentos de comunicações e TI, no Rio de Janeiro, RJ.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]