Imigração portuguesa na Austrália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portugal Luso-australiano Austrália
Moisés Henriques - Daniel de Silva
População total

55 339
cerca de 0,4% da população australiana

Regiões com população significativa
Sydney
Melbourne
Adelaide
Línguas
inglês · português
Religiões
católicos e protestantes (maioria)
Judeus (minoria)
Grupos étnicos relacionados
Portugueses, Australianos

Luso-australiano ou português australiano é um australiano que possui ascendência portuguesa ou um português que reside na Austrália.

Atualmente existem 55 339 portugueses a viver na Austrália,[1] dos quais a maioria vive em Sydney. Mas há, também, presença em outras cidades, tais como Melbourne,[2] Wollongong, Newcastle e Perth.[3]

Algumas evidências históricas sugerem que os exploradores portugueses foram os primeiros europeus a visitar a Austrália, 250 anos antes da chegada do explorador inglês James Cook.

História[editar | editar código-fonte]

Os pioneiros da imigração portuguesa na Austrália foram os madeirenses[1] que estabeleceram na década de 1950 uma pequena comunidade piscatória na cidade de Fremantle, na Austrália Ocidental. A partir daí, o número de portugueses a emigrar para o território foi sempre crescente até 1990, embora esse número tenha sido sempre bastante reduzido, comparando com outras comunidades europeias no território, como a grega e a italiana. Também é de se estranhar que, tendo como país vizinho ao norte Timor-Leste (de colonização lusitana), haveria mais portugueses na "Commonwealth" australiana. Segundo o Instituto Australiano de Estatística, em 1996 viviam na Austrália 17 mil pessoas nascidas em Portugal e cerca de 9 mil descendentes de portugueses, que se somados representam 0,15% da população australiana.

A comunidade portuguesa radicada na Austrália tem vindo a influenciar a gastronomia australiana, com a inserção de pratos típicos portugueses, tais como frango piri-piri português, «portuguese custard tart» (pastel de nata), entre outros. Além de que os restaurantes portugueses tem vindo a multiplicar-se por todo o território.

Apesar da maioria dos emigrantes portugueses (61%) não possuir quaisquer qualificações académicas, apresenta um baixo número de desemprego, 7% abaixo da média de desempregados na Austrália. E, esta mão-de-obra não qualificada, é razoavelmente bem paga, fazendo com que a grande maioria dos portugueses consiga manter um nível de vida igual ou, por vezes, superior à média australiana. Contudo há também profissionais portugueses altamente qualificados, porém a sua visibilidade é bem discreta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Portugueses na Austrália». Consultado em 28 de junho de 2010. Arquivado do original em 26 de setembro de 2014 
  2. "[1] Arquivado em 13 de outubro de 2009, no Wayback Machine." Portuguese Association of Victoria
  3. [2]", """ Arquivado em 13 de outubro de 2009, no Wayback Machine. Department of Foreign Affairs and Trade - Australian Government / Portuguese Consulate - Western Australia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]