Imigração ucraniana no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Reconstrução de casa típica de imigrantes da Ucrânia em Curitiba, Paraná.

O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com mais de 1 milhão pessoas,1 entre ucranianos e descendentes, 80% deles vivendo no estado do Paraná.2

Imigração[editar | editar código-fonte]

Os ucranianos formaram o segundo maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil, perdendo apenas para os poloneses. A imigração de ucranianos para o Brasil começou efetivamente nos anos de 1895-96. Em apenas dois anos, cerca de 15 mil ucranianos desembarcaram no Brasil. A grande maioria foi encaminhada para o Paraná, onde tornaram-se pequenos agricultores.

Até a década de 1920, aproximadamente 50 mil ucranianos imigraram para o Brasil, a maior parte proveniente da Galícia. O número de imigrantes, de fato, deve ter sido ligeiramente maior, tendo em vista que parte da Ucrânia estava dominada pelo Império Austro-Húngaro e pela Polônia, e muitos imigrantes possuíam passaporte austríaco ou polonês.

Descendentes de ucranianos na cerimônia de bênção dos alimentos na véspera da Páscoa de 2006 em Curitiba.

Durante a década de 1960 muitos re-imigraram para os Estados Unidos e principalmente o Canadá onde a comunidade ucraniana era bem maior e obtinha muitos mais benefícios do governo canadense para se estabelecer em fazendas.

A comunidade ucraino-brasileira hoje[editar | editar código-fonte]

Residindo em sua imensa maioria no Paraná e, em menor medida, em Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, os descendentes de ucranianos ainda preservam seus costumes em diversos municípios brasileiros, com destaque para Prudentópolis, Mallet, Irati e a região metropolitana de Curitiba.

Língua[editar | editar código-fonte]

A língua ucraniana ainda é falada pelas gerações mais antigas, todavia a maioria dos jovens atualmente fala apenas o português.

Religião[editar | editar código-fonte]

As igrejas Cristãs Católicas e Ortodoxas são ainda os meios que preservam o idioma ucraniano em suas liturgias e através de seminários e algumas escolas. Não existem mais igrejas protestantes que realizam cultos em idioma ucraniano no Brasil, com o passar dos anos desapareceram ou se integraram a comunidade brasileira.

Brasileiros notórios de origem ucraniana[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.