Império do Guará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Império do Guará
Fundação 26 de dezembro de 1988 (35 anos)
Cores Verde e branco
Símbolo coroa
Bairro GuaráII
Presidente Luis Carlos Nunes de Oliveira

O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Império do Guará (GRES Império do Guará) é uma escola de samba brasileira, sediada em Guará, no Distrito Federal.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

A origem da escola é o Bloco Processamba, formado por servidores do Serpro e extinto em 1988.

Em 26 de dezembro de 1988, às dezesseis horas, entre a QE 34/36, nasce da reunião das pessoas: Luis Carlos Nunes de Oliveira, Ronny Ferreira Soares,Charles Madson Corsino da Silva, Everaldo Lucas da Silva, Mario Antonio de Oliveira Santos, Francisco Gouveia Pereira Júnior, Irani Marinho Oliveira, Rinaldo Marinho Oliveira, Itamar de Lima e Silva (falecido), Wilmar de Lima e Silva, Carlos Leite da Silva, Edvaldo Lucas da Silva, Wirlaeni Cácio de Sousa Santos, Mauro Magno da Silva Vale, George Tadeu Guterres Coelho, Nivaldo Lucas da Silva, Paulo Euzébio Carneiro e Maria Teresinha Ferreira o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Império do Cerrado, que, a exemplo das entidades sem estrutura, tinha como ponto forte os ensaios a céu aberto: praças e quadras públicas de sua comunidade.

Em 1989, com recursos próprios como determinava o regulamento da Associação dos Blocos e Escolas de Samba do Distrito Federal, para serem reconhecidas, apresentou-se pela primeira vez na avenida. Neste carnaval, conquistou a sexta colocação.

Em 1990, o Império do Cerrado, já como bloco carnavalesco reconhecido pela associação, obteve o quarto lugar.

Em 1991, o Império do Cerrado arrematou novamente a quarta colocação dos Blocos.

Em 1992, o Império do Cerrado obteve sua melhor colocação como bloco carnavalesco, terceiro lugar.

Em 1993, 1994 e 1995, não houve carnaval. Nesse ano, o Império do Cerrado, através duma política voltada para sua comunidade, Luis Carlos Nunes de Oliveira, presidente em exercício, com determinação dentro da Liga, transforma, com o apoio das demais entidades, o Império do Cerrado em Escola de Samba.

Em 1996, o Império do Cerrado concorrendo pela primeira vez como escola de samba junto com as tradicionais, obteve a terceira colocação e sinalizou para o próximo ano como uma grande promessa.

Em 1997, houve muito desentendimento e veio a complicar os trabalhos. O carnaval foi prejudicado, a escola ficou em sétimo lugar. Mesmo assim, o Império continuou seu caminho apesar das difamações em programa de rádio e das acusações sem fundamento por um grupo ridículo e oportunista. Tristeza!

Em 1998, o Império do Cerrado se reabilitou conquistando a terceira colocação deixando para trás as rivais tradicionais do Carnaval Candango. Neste ano, contou com a participação decisiva de Luis Carlos, Frederico e Cácio.

Em 1999, o Império do Cerrado com o espaço coberto: Salão de Múltiplas Funções durante 20 dias para executar os trabalhos, obteve neste carnaval a sexta colocação com a mesma pontuação da Bola Preta de Sobradinho.

Em 2000, o Império do Cerrado cheio de problemas internos, desestabilizado, não saiu muito bem ficando em sexto lugar, atrás da Capela Imperial; sendo assim, o Império caiu para o segundo grupo das escolas de samba do DF.

Em 2001, o Império do Cerrado com o comando e a colaboração do Frederico, tendo inúmeros problemas com as desestabilizações, não se apresentou muito bem permanecendo no grupo 2.

Em 2002, o GRES Império do Guará, nome proposto pelo Frederico e aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 2001, fez uma bela apresentação sendo prejudicado pelo corpo de jurados, injustiçada a agremiação não merecia permanecer no 2º grupo. Com a mudança no regulamento foi feito justiça e o Império subiu para o grupo especial para o ano seguinte.

Em 2003, não teve desfile devido a desentendimento político entre a Secretaria de Cultura com a LIESB devido a questões políticas.

Em 2004, o Império foi muito prejudicado por questões internas e isso contribuiu para ser punido com 20 pontos por ter se apresentado com 2 (dois) carros alegóricos quando o regulamento exigia 3 (três), a agremiação desceu para o 2º grupo.

Em 2005, o Império participou do desfile do segundo grupo, obtendo a segunda colocação permanecendo no segundo grupo para o desfile de 2006.

Em 2006, foi campeão do Carnaval 2006, sendo que a Asa Norte ficou na segunda colocação com muito protesto.

Em 2007, O Império do Guará prometia como sempre. Desentendimentos, ego elevado devido a resultado do ano anterior levou a agremiação a uma apresentação muito abaixo do esperado. Os erros cometidos nesse ano, as sinalizações e insinuações contribuíram para que os fundadores resgatassem as origens.

Em 2008 a agremiação perdeu pontos em alegorias, fantasias e harmonia, obtendo o penúltimo lugar.

Em 2009, deixou de apresentar um carro alegórico devido a quebra antes do desfile.

Em 2010 o Império do Guará fez uma excelente apresentação, todas as agremiações naquele vieram muito bem. O Império obteve a segunda colocação e permanecendo no mesmo grupo.

Em 2011 novamente muito boa apresentação, segunda colocada e permanecendo no mesmo grupo.

Em 2012 repetindo os anos anteriores fez outra apresentação excelente, todas as agremiações naquele ano fizeram o mesmo, obteve sexta colocação.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Luis Carlos Nunes de Oliveira ? - atualidade

Diretores[editar | editar código-fonte]

Ano Diretor de Carnaval Diretor de harmonia Mestre de bateria Ref.
2014 Rinaldo Marinho Oliveira Everaldo Lucas da Silva
2015

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Ref.
2014 Sidney Waldo Picanço
2015


Carnavais[editar | editar código-fonte]

Império do Guará
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
2010 Vice-campeã Acesso II Belém do açaí, do Tacacá e do Pato no Tucupi, terra de mil sabores, de mil cores e de mil festas [3]
2011 3º lugar Acesso II Guará, 40 anos uivando no DF [4]
2012 6º lugar Acesso I Escola de A a Z

Compositores:Mário Santos, Potoka e Toninho. Intérprete:Alex Ribeiro

[5]
2013 3º lugar Acesso São Luís a Atenas Brasileira [6][7]
2014 Acesso A maravilhosa e delirante viagem ao encantador mundo das ilusões Comissão de Carnaval [8]

Referências

  1. Academia do Samba. «Escolas de samba do Distrito Federal». Consultado em 23 de janeiro de 2009 
  2. Zuleika Lopes, Guará Hoje (24 de janeiro de 2009). «Os tamborins já repicam na Império do Guará». Consultado em 16 de janeiro de 2012 
  3. Ariadne Sakkis, para o Correio Braziliense. «Escola de Valparaíso é a campeã do Grupo de Acesso II - Publicação: 17/02/2010». Consultado em 5 de abril de 2010 
  4. AcadêmicosDF (9 de março de 2011). «Academicos do Riacho Fundo II um Show no desfile na Avenida do Ceilambodromo». Consultado em 23 de outubro de 2013 
  5. Secretaria de Cultura do Distrito Federal (9 de fevereiro de 2012). «Império do Guará: Ganhar o carnaval é uma questão de educação». Consultado em 23 de outubro de 2013 
  6. Correio Braziliense (11 de fevereiro de 2013). «Império do Guará encerra primeiro dia de desfiles do Grupo de Acesso no DF». 02:27. Consultado em 23 de outubro de 2013 
  7. Administração Regional de Guará (9 de fevereiro de 2012). «Império do Guará faz homenagem à cidade de São Luís (MA)». Consultado em 23 de outubro de 2013 
  8. SRZD-Carnaval/DF (23 de setembro de 2013). «Império do Guará divulga enredo». 11h05. Consultado em 23 de outubro de 2013