Implosão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Implosão de uma antiga chaminé em Frankfurt.

Implosão é uma técnica de demolição que utiliza explosivos para se destruir uma construção de forma rápida e controlada.

Uma implosão pode ser considerada como uma explosão controlada, pois a quantidade de explosivos utilizada é feita dentro de estritos procedimentos de engenharia que asseguram um caráter não catastrófico ao evento e que o mesmo seja controlado através de disparos cronometrados e localizados em pontos específicos da estrutura da construção, a fim de enfraquecê-la e permitir que a gravidade se encarregue de causar a queda do edifício.

A implosão, para ser realizada, deve seguir normas rígidas de segurança a fim de garantir que o objetivo de demolição seja alcançado sem causar efeitos secundários indesejados, tais como riscos à vida e ao patrimônio, uma vez que, geralmente, os edifícios a serem implodidos se encontram inseridos em um contexto urbano adensado.

Uma implosão acaba atraindo a curiosidade das pessoas.

O processo mecânico da implosão é causado pelo uso de explosivos, em pontos calculados da estrutura, a fim de que criem rótulas (pontos fracos, onde a estrutura possa se sofrer uma movimentação) que fazem com que ela se torne hipostática, comece a se movimentar e a colapsar.

Implosão de um conjunto habitacional no Condado de Arlington, Virgínia, EUA.

À implosão se segue uma fase de retirada do entulho gerado ou, mais raramente, de um desmonte tradicional com equipamentos de demolição tradicionais, quando a implosão não foi totalmente bem sucedida, ou foi planejada para ser apenas parcial. Geralmente as implosões são calculadas para que a estrutura a ser implodida venha a convergir para o seu centro mas também podem ser realizadas implosões em que a estrutura tombe para um lado, desde que as condições do entorno assim permitam.


Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.