Impossible Mission

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Impossible Mission
Desenvolvedora(s) Epyx
Publicadora(s) Epyx
Designer(s) Dennis Caswell
Motor Personalizado
Plataforma(s) Commodore 64
Atari 7800
Master System
Nintendo Wii
Nintendo DS
PS2
PSP
Lançamento 1984: Commodore 64
1987: Atari 7800
1988: Master System
2007: PS2, PSP, Nintendo Wii, Nintendo DS
Gênero(s) Plataforma/Aventura

Impossible Mission é um jogo lançado pela Epyx 1984 para Commodore 64 e, posteriormente, portado para várias outras plataformas. Foi o primeiro jogo a mesclar Plataforma e Aventura, com exploração de fases, ativações de comandos por terminais.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O jogo está centrado em um agente secreto que precisa deter o gênio do mal, Professor Elvin Atombender, que está falsificando os computadores de segurança nacional. A missão do agente é invadir a fortaleza de Atombender a tempo para procurar dados para formar uma senha, e ao mesmo tempo evitar de obstáculos, como robôs que eletrocutam, bola flutuante e o buraco. Quando a senha é desvendada, o agente prossegue para o portão principal da sala de controle, onde o professor maligno se encontra. Durante o jogo, cada seção possui plataformas de elevador[1].

A versão para Commodore 64 é notável pela digitalização de voz, que foi providenciada pela companhia Electronic Speech Systems.
As vozes digitais inclui:

  • O grito que o personagem jogável faz quando ele cai no buraco. O grito foi reutilizado no jogo "Beach Head II: The dictator Strikes Back".
  • Quando a jogada começa, o professor Atombender diz "Another visitor. Stay awhitle. Staaaay FOREVER!" ("Outro visitante. Fique mais. Fiiique para SEMPRE!"). A outra fala do professor é "Destroy him, my robots!" ("Destruam-no, meus robôs"), a risada maligna do professor é executada quando o temo de jogo se esgota, e por último, quando o professor é derrotado, ele grita "No. No! NO!" ("Não. Não! NÃO!)
  • Quando a missão é concluída, a voz feminina diz "Mission Accomplishes. Congratulations!" (Missão Concluída. Parabéns!").

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nintendo.com. «Impossible Mission» (em inglês). Consultado em 18 de setembro de 2020