Inácio IV de Antioquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Inácio IV de Antioquia
Patriarca
Patriarca grego ortodoxo de Antioquia

Igreja

Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia
Atividade Eclesiástica
Diocese Patriarca grego ortodoxo de Antioquia
Predecessor Elias IV
Sucessor João X
Ordenação e nomeação
Ordenação episcopal 1961
Nomeado metropolita 1966
Patriarcado
Nomeado Patriarca 2 de julho de 1979
Entronizado 2 de julho de 1979
Dados pessoais
Nascimento Síria Mhardeh
17 de abril de 1920
Morte Líbano Beirute
5 de dezembro de 2012 (92 anos)
Funções exercidas Metropolita de Latakia
Categoria:Ortodoxia Oriental
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Cristianismo

Inácio IV de Antioquia, dito Hazim (17 de abril de 1920 - 5 de dezembro de 2012), foi um religioso sírio, e o patriarca grego ortodoxo de Antioquia até sua morte, em 5 de dezembro de 2012. Ele nasceu em Muhardeh, região de Hama, na Síria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seus pais, Assad e Mariam, eram ortodoxos piedosos e praticantes. Seu pai era professor e cantor na paróquia local. O pequeno Habib (seu nome de batismo) cresceu em um lar realmente cristão, o que muito o ajudou a responder ao chamado de Deus (vocação) para o Sacerdócio. Já jovem, cursou a Escola Americana em Beirute, no Líbano, lutando contra dificuldades financeiras. Ativo na Igreja, ajudou a fundar o "Movimento da Juventude Antioquina" em nosso Patriarcado. Tendo feito os estudos clericais, foi ordenado Diácono em 1941, quando adotou o nome "Inácio", em honra a Santo Inácio de Antioquia.

Em 1945, bacharelou-se em Filosofia e Literatura, indo em 1949 para a França, onde aperfeiçoou seus estudos teológicos no famoso Instituto Teológico Ortodoxo São Sérgio, de Paris. Retornando ao Oriente foi ordenando Padre e, posteriormente, eleito e sagrado Bispo. Foi ele que estruturou a Faculdade Teológica de Balamand e, por seus esforços, conseguiu aumentá-la e enriquecê-la, até se tornar a Universidade de Balamand, com os mais diversos cursos.

Em 1966, foi eleito Metropolita de Latakia (Síria) pelo Santo Sínodo de nossa Igreja. Ao falecer o Patriarca Elias IV, em 1979, o mesmo Santo Sínodo, reconhecendo sua alta capacitação espiritual e intelectual, o elegeu Patriarca, entronizando-o na Catedral da Dormição de Nossa Senhora, em Damasco. Desde então muito tem feito pelo crescimento e engrandecimento de nossa Igreja.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Elias IV
Patriarca Grego-Ortodoxo de Antioquia
19792012
Sucedido por
João X
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.