Incógnita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na matemática, uma incógnita é uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação.

Normalmente, é representada pelas letras x, y e z, e as constantes pelas primeiras letras do alfabeto (a, b, c, etc). Ex: 3x + 4= 19; x - y= 6.

A ideia de usar uma convenção alfabética para diferenciar incógnitas de constantes foi do matemático francês François Viète, que empregou consoantes para as incógnitas e vogais para as constantes.

A incógnita é basicamente um valor desconhecido, que irá ser descoberto por meio de uma equação, que pode ser tanto de 1º grau quanto de 2º grau, variando de acordo com a sua dificuldade de execução.

Em português, é aquilo que se desconhece e procura saber, mistério.

Na matemática,essa coisa linda que chamam de incógnita, é uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação,ou ainda por exemplo um sistema linear: 

4 x1 + 5 x2 + 2 x3 = 42  3 x1 + 3 x2 + 2 x3 = 27  2 x1 + 2 x2 + 2 x3 = 33 


Para melhor entendimento 

x1, x2, ..., xn são as incógnitas; 

a11, a12, ...,a1n são os coeficientes (reais ou complexos);  Os números que multiplicam as incógnitas. 

b1 é o termo independente (número real ou complexo).  São os resultados de cada equação. 

È a quantidade desconhecida numa equação matemática; causa ou razão oculta, ou seja, incognita é algo que vc não sabe.

Em matemática, uma incógnita é uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação.