Incisivo central superior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Dentição Humana
Dente maxilar
Dente mandibular
Incisivo central superior
Incisivo central superior
Incisivo central superior.

O Incisivo central superior é um dente inserido no osso maxilar. Tem forma trapezoidal, com eixo vertical (10,0 mm) ligeiramente maior que o transversal (9,0 mm).

Erupção e medida[editar | editar código-fonte]

Início Erupção Término
Calcificação 12 meses 7 anos 10 anos
Total Coroa Raiz
Comprimento 22,5 mm 10,0 mm 12,5 mm
Mesiodistal Vestibulo-lingual
Diâmetro 9,0 mm 7,0 mm

Porção coronal[editar | editar código-fonte]

Tem forma trapeizodal, com eixo vertical (10,0 mm).

Lado incisal[editar | editar código-fonte]

Corresponde à base maior do trapézio, representada pela margem incisal que se orienta de ínfero-mesial para súpero-distal. O dente que terminou sua erupção mostra duas incisuras que demarcam os três lóbulos vestibulares de desenvolvimento. Essa disposição é que os autores franceses denominaram "flor de lis". O tamanho desses lóbulos é o seguinte:

  • em sentido mesio-distal: o maior é o distal e o menor é o central;
  • em sentido longitudinal: o longo é o central, devido à disposição do colo; o distal é levemente menor do que o mesial e isso possibilita que em conjunto as margens inferiores dos três lóbulos, ou seja, a margem incisal, tenha direção ascendente para distal;
  • em sentido vestíbulo-lingual: são equivalentes, pois, embora o central seja mais proeminente para a vestibular, omesial e o distal são proeminentes para lingual, devido à presença dos espessamento marginais.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Anatomia odontológica funcional e aplicada; Figún/garino; 3º edição; Guanabara Koogan.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia


Portal A Wikipédia possui o portal: