Indústria manufatureira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Indústria manufatureira refere-se ao uso de ferramentas e do trabalho para produzir bens para serem usados ou comercializados. O termo pode se referir a uma determinada faixa de atividade humana que vai do artesanato à alta tecnologia, porém costuma ser utilizado com maior frequência para se referir à produção industrial, em que matérias-primas são transformadas, numa grande escala, em produtos acabados. Estes produtos podem então ser utilizados para manufaturar outros produtos, mais complexos, como aeronaves, eletrodomésticos ou automóveis, ou são vendidos a atacadistas, que por sua vez os vendem aos varejistas, que os vendem os usuários finais destes produtos - os "consumidores".

A indústria manufatureira é realizada sob todos os tipos de sistemas econômicos. Numa economia de mercado livre, a manufatura geralmente tem como meta a produção em massa de produtos para serem vendidos aos consumidores, mediante um lucro. Na economia coletivista, a manufatura é dirigida com mais frequência ao próprio Estado, visando abastecer uma economia planificada central. Nas economias de mercado livre a indústria manufatureira ocorre com algum grau de regulamentação governamental.

A indústria manufatureira moderna inclui todos os processos intermediários necessários à produção e integração dos componentes de um produto. Algumas indústrias, como as que manufaturam semicondutores e metais, utilizam o termo fabricação.

O setor manufatureiro está fortemente associado com a engenharia e o desenho industrial. Entre os exemplos de grandes indústrias manufatureiras no mundo estão a General Motors Corporation, General Electric, Pfizer, Volkswagen Group, Siemens, Michelin, Toyota, Samsung e Bridgestone.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Manufacturing», especificamente desta versão.
  • Kalpakjian, Serope e Schmid, Steven. Manufacturing, Engineering & Technology. [S.l.: s.n.]. 22–36, 951–988 pp. ISBN 0-1314-8965-8

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Indústria manufatureira
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.