Indústrias Nucleares do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Programa Nuclear Brasileiro
Angra1.jpg
Vista do Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. À frente, na primeira cúpula, vê-se a usina de Angra 2. Ao fundo, o silo de Angra 1.
Usinas
Angra 1 · Angra 2 · Angra 3
Localização
Angra dos Reis · Praia de Itaorna
Histórico
Almirante Álvaro Alberto · Programa nuclear brasileiro
Acordos
Acordo Brasil-Alemanha · Acordo Brasil-França
Administração
Eletrobrás Termonuclear S.A. · Eletrobrás · Indústrias Nucleares do Brasil
Correlatos
Brasil e as armas de destruição em massa · Fábrica de Combustível Nuclear de Resende · Submarino nuclear brasileiro · Centro Experimental Aramar · Usina nuclear · Lixo atômico · Reator nuclear · Lista de usinas nucleares

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) é uma empresa brasileira de economia mista, vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear - (CNEN) e subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem unidades nos seguintes estados Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro (onde possui a sua sede), e é um importante elemento do sistema brasileiro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o domínio do ciclo e produção de combustíveis nucleares.

O tratamento físico dos minerais pesados com a prospecção e pesquisa, lavra, industrialização e comercialização das areias monazíticas e obtenção de terras-raras são atividades que competem à INB. É ainda responsavel pela exploração do urânio, desde a mineração e o beneficiamento primário até a produção e montagem dos elementos combustíveis que acionam os reatores de usinas nucleares. A totalidade dessas atividades compõe o Ciclo do Combustível Nuclear.

Criada em 1988, a INB sucedeu a Nuclebrás e, em 1994, tornou-se uma única empresa ao incorporar suas controladas - Nuclebrás Enriquecimento Isotópico S.A. (Nuclei), Urânio do Brasil S.A. e Nuclemon Mínero-Química Ltda, absorvendo suas atividades e atribuições.

Produtos e Serviços[editar | editar código-fonte]

Principais ocorrências de urânio no Brasil

Tecnologia, instalações, e equipamentos de última geração. Pessoal técnico altamente qualificado em suas unidades industriais. A INB está apta a fornecer produtos e serviços relacionados ao ciclo do combustível nuclear - produção de concentrado de urânio (yellowcake), produção de pó e pastilhas de dióxido de urânio, elementos combustíveis e fabricação de componentes.

Para os diversos setores industriais através de fornecimento de matéria-prima (minerais pesados) para a indústria siderúrgica, automobilística, de fibras óticas e cerâmicas especiais.

Além dos serviços relacionados ao ciclo do combustível nuclear, para diversos setores industriais desenvolve os itens abaixo:
» usinagem de componentes mecânicos de alta precisão;
» soldas especiais utilizando feixes de elétrons;
» análises de materiais e processos a partir de técnicas como medição tridimensional de peças e sistemas de medição a laser;
» fornecimento de matéria-prima - ilmenita, rutilo e zirconita para a indústria siderúrgica, automobilística, de fibras óticas e de cerâmicas especiais;
» terras-raras - obtidas a partir da monazita, também conhecidas como materiais da terceira onda, com um altíssimo grau de pureza.
» A INB oferece, ainda, serviços avançados de controle de qualidade através dos laboratórios de materiais e metrologia.

Estrutura Organizacional[editar | editar código-fonte]

Criada em 1988, a INB sucedeu a Nuclebrás e, em 1994, tornou-se uma única empresa ao incorporar suas controladas - Nuclebrás Enriquecimento Isotópico S.A. (Nuclei); Urânio do Brasil S.A. e Nuclemon Mínero-Química Ltda, absorvendo suas atividades e atribuições.

Esta reestruturação institucional proporcionou à empresa aumento da sua produtividade e diminuição dos custos de funcionamento, com a otimização dos processos administrativos e industriais.

Diretoria Executiva 2013[editar | editar código-fonte]

Aquilino Senra Martinez
Presidência

Flavio Gay da Cunha
Diretoria de Finanças e Administração

Renato Vieira da Costa
Diretoria de Produção do Combustível Nuclear

Marcos Antonio de Oliveira
Diretoria de Recursos Minerais

Arthur Paraizo Campos
Diretoria Técnica do Enriquecimento

Unidades[editar | editar código-fonte]

INB Rio - Administração Central - RJ

INB Caetité - mineração e beneficiamento de urânio - BA

INB Resende - RJ

» Fábrica de Combustível Nuclear FCN - Reconversão
» Fábrica de Combustível Nuclear FCN - Pastilhas
» Fábrica de Combustível Nuclear FCN - Componentes e Montagem do Elemento Combustível
» Fábrica de Combustível Nuclear FCN - Enriquecimento (projeto em desenvolvimento)
» Centro Zoobotânico
» Administração

INB Buena - Tratamento Físico de Areias Monazíticas - RJ

INB Caldas - MG

» Tratamento Químico da Monazita
» Tratamento minerais contendo urânio

INB Santa Quitéria - CE

INB Brasília - DF

INB São Paulo - SP

Responsabilidade Social Corporativa[editar | editar código-fonte]

Na INB a responsabilidade social corporativa começa com a preocupação de incorporar modernas técnicas administrativas a iniciativas voltadas para a qualidade de vida e de valorização profissional e pessoal de cada colaborador da empresa.

A gestão de desenvolvimento de recursos humanos estimula a incorporação de novas posturas individuais e corporativas através de políticas de remuneração e benefícios, da execução de projetos permanentes de treinamento e reciclagem e de avaliações sobre qualidade de vida e novos aprendizados.

Consciente de sua responsabilidade social, a empresa concilia atividades na área nuclear com atuação constante de incentivo à educação, cultura e bem-estar das comunidades circunvizinhas às suas unidades operacionais.

A exploração e o Meio Ambiente[editar | editar código-fonte]

Os riscos da exploração de material radioativo recaem sobre a Empresa, naturalmente.

Atentos à conservação do meio ambiente tanto os órgãos estatais, as ONG's e as sociedades do entorno se preocupam em fiscalizar e controlar os recursos naturais expostos a possíveis falhas da Empresa.

Recentemente (01/12/2009), por exemplo, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), órgão vinculado ao estado da Bahia, detectou índices de radioatividade acima do permitido em fontes de água localizados no entorno da sede da Empresa na cidade de Caetité, interior da Bahia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.