Independent Spirit Awards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Os Independent Spirit Awards são premiações oferecidas anualmente aos melhores filmes independentes e aos profissionais neles envolvidos. A cerimónia realiza-se habitualmente na cidade de Santa Mônica, Califórnia. Os Independent Spirit Awards são ofertados pela "Film Independent", uma organização sem fins lucrativos americana.

História[editar | editar código-fonte]

O prêmio foi fundado em 1984 e inicialmente conhecido como “FINDIE”, que significava “Friends of Independentes”, ou Os Amigos dos Filmes Independentes”. No ano de 1986 passa a ser chamado de “Independent Spirit Awards”. A idéia da premiação era prestar uma homenagem ao que de melhor havia sido produzido num determinado ano em termos de filmes independentes nos EUA, numa época em que a audiência e a infra-estrutura dessa categoria eram ainda precárias. O prêmio, então, daria visibilidade e encorajaria os cineastas a insistirem em projetos que desafiassem os paradigmas de boa cinematografia então vigentes, que relacionavam qualidade e custos numa relação diretamente proporcional. Apesar de mudanças significativas nesse cenário, o Independent Spirit Awards semanteve íntegro ao longo de 21 anos em sua proposta inicial, uma vez que ainda hoje os cineastas encontram grandes dificuldades em produzir e propalar filmes fora das convenções mais triviais, em distribuir, em conseguir número razoável de salas de exibição, dentre outros problemas. O processo de nominação ao prêmio passa sempre por um comitê julgador subdividido em 3 sub-comitês, que avaliam por volta de 200 filmes. Esse Comitê é formado pelos mais insignes profissionais de várias categorias, como diretores, escritores, roteiristas, produtores, atores e críticos de cinema, além de, eventualmente, contar com algum convidado, como um editor. Para concorrer, os filmes devem ter participado em pelo menos um dos seguintes festivais: Los Angeles, New Directors/New Films, New York, Sundance,Telluride, e Toronto, ou uma semana de exibição em alguma sala comercial entre 1 de janeiro e 1 de dezembro de um certo ano. Cada filme selecionado é avaliado e discutido por todos membros do comitê, sendo que ao final é feita uma votação secreta indicando os escolhidos de cada um deles. Após o término das votações é organizada a festividade de premiação, que é realizada no início de cada ano na cidade de Santa Mônica, Califórnia. No ano de 2005 o Independent Spirit Awards mudou de nome para “IFP/Los Angeles to Film Independent”, sem todavia, mudar em essência qualquer uma de suas característica.

Regras para elegibilidade[editar | editar código-fonte]

  • O filme deve possuir pelo menos 70 minutos de duração.
  • Ter custado menos que U$ 20.000.000,00 (20 milhões de dólares).
  • Ter participado em pelo menos um dos festivais: Los Angeles, New Directors/New Films, New York, Sundance,Telluride, e Toronto ou ter sido exibido ao menos uma semana em alguma sala comercial entre 1 de janeiro e 1 de dezembro do ano em que concorre. C

Categorias[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página oficial da Film Independent (em inglês)