Indicador de Ângulo de Aproximação Visual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

VASIS (Visual Approach Slope Indicator System, Indicador de Ângulo de Aproximação Visual), ou apenas VASI, é um sistema de indicação por meio de luzes que auxilia o piloto a obter um ângulo correto para o pouso em uma pista apropriada.

Indicador de Ângulo de Aproximação Visual Padrão

Tipos[editar | editar código-fonte]

VASI Padrão[editar | editar código-fonte]

É o tipo mais comum de Indicador. Consiste em 2 luzes, uma no começo da pista e outra a 7 metros (20 pés) da cabeçeira. Essas luzes podem estar vermelhas ou brancas, conforme o ângulo que o piloto as vê. Quando a aproximação é feita de forma correta, a primeira luz estará branca e a segunda vermelha. Se ambas as luzas estiverem da mesma cor, indicam que se está muito alto (luzes brancas) ou baixo (vermelhas).

PAPI (Precision Approach Path Indicator)[editar | editar código-fonte]

Consiste em um conjunto de 4 luzes alinhadas perpendicularmente a pista, geralmente do lado esquerdo. É utilizado da mesma forma que o VASI Padrão, porém as luzes adicionais informam ao piloto o quão fora de ângulo a aeronave está.

PVASI (Pulsating Visual Approach Slope Indicator)[editar | editar código-fonte]

VASI Tricolor[editar | editar código-fonte]

Utiliza apenas uma luz, que pode ser âmbar, verde ou vermelho, sendo que o ambar indica que a aeronave está acima do ângulo correto e o vermelho que está abaixo.

Fontes[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.