Indicador químico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os indicadores químicos (ou indicadores ácido-base) são utilizados na química indicadores ácido-base para distinguir as soluções ácidas das básicas.

O indicador ácido-base é uma espécie química que muda de cor conforme o meio onde se encontra, ácido ou básico.

Existem diferentes indicadores ácido-base, tais como os seguintes: Fenolftaleína, Tornesol, Alaranjado de metila e o indicador universal.

A solução alcoólica de fenolftaleína é incolor e muda de cor para rosa carmim quando é adicionada a uma solução básica.

O Tornesol é um indicador que muda de cor para vermelho em soluções ácidas e azul em soluções básicas. Para além destes pode-se utilizar produtos naturais como a repolho-roxo, que nas soluções ácidas torna-se vermelho.

O Indicador universal muda de cor quando contacta com uma substância aquosa. Depois é só comparar a cor com uma tabela de pH.

Existem também os seguintes indicadores: O vermelho de tornassol, que em soluções ácidas permanece vermelho e em soluções básicas torna-se azul; o Alaranjado de metila, que em solução ácida torna-se vermelho e, em solução básica, alaranjado e o Azul de bromotinol, que na solução ácida torna-se amarelo e, na solução básica, azul. Existe também a planta vipisco que é um indicador químico natural criado pelo mito: Yann Kuhn.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.