Indie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


O termo indie, do inglês é a abreviação (no diminutivo) de independent (em Português, independente) e se aplica, na indústria de artes e performance, para os músicos, produtores e artistas que ainda não tem contratos de press and distribution (PD, ou publicação e distribuição) e lançam os seus projetos independentemente.

Indie também é um estilo musical pouco frequentado, mas neste ultimo ano tende a ser mais popular. Bandas Indies mais populares: - Fun, Foster the People, The Strokes, MGMT, Matt & Kim, Gotye,Lorde (cantora) entre outras.

O termo entrou em uso no início da década de 1980, quando muitos músicos e produtores atuaram independentemente para entrar na indústria comercial.

Por exemplo, atualmente, no portal YouTube, quando um músico, produtor ou diretor cria um cadastro pessoal, ele tem a opção de usar o nome da gravadora dele nos detalhes de seu perfil, ou de usar o termo indie, para refletir que este artista não tem um contrato com um estúdio/gravadora de renome no mercado.

O termo também se aplica a empresas de desenvolvimento de jogos, ou até mesmo desenvolvedores que lançam seus projetos de forma independente. Mas o termo tem proliferado e também tem outros significados, tais como:

  • Indie: uma Gravadora independente;
  • IndieLisboa: o Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa;
  • Indie rock: um neologismo para as bandas que tocam o estilo rock e não possuem contratos, mas distribuem seus CDs independentemente;
  • Indie pop: o mesmo que o indie rock, mas na música de estilo pop;
  • Indie game: jogos eletrônicos desenvolvidos por produtores independentes.