Indo-áricos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Tópicos indo-europeus

Línguas indo-europeias
Albanês · Anatólio · Armênio
Báltico · Céltico · Dácio · Germânico
Grego · Indo-iraniano · Itálico · Frígio
Eslavo · Trácio · Tocariano
 
Povos indo-europeus
Albaneses · Anatólios · Armênios
Bálticos · Celtas · Germanos
Gregos · Indo-arianos · Indo-iranianos
Iranianos · Ítalos · Eslavos
Trácios · Tocarianos
 
Proto-indo-europeus
Língua · Sociedade · Religião
 
Hipóteses Urheimat
Hipótese Kurgan · Hipótese anatólia
Hipótese armênia · Hipótese indiana · TCP
 
Estudos indo-europeus

Os povos Indo-arianos ou Indo-áricos são constituídos por uma vasta diversidade de etnias que compartilham entre si o ramo "Índico" das Línguas indo-iranianas, constituído pelas Línguas indo-arianas. Existe, actualmente, cerca de um bilião de falantes destas línguas, sendo a maior parte originária da Ásia meridional, ainda que em tempos recuados se pudessem encontrar na parte oriental do planalto iraniano, no Afeganistão e em áreas tão a oeste como a actual Síria ou o Iraque (o Mitani) e tão a leste quanto o actual Camboja e Vietnam (reinos do Khmer Hindu e Champa). O Povo Rom, vulgarmente conhecido como "cigano", migrou para oeste na Idade Média e, com as modernas migrações, deu origem a uma "vasta minoria" indo-ariana que está representada em todos os continentes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Edwin Bryant. The Quest for the Origins of Vedic Culture. [S.l.: s.n.], 2001. ISBN 0195137779
  • Mallory, JP. 1998. "A European Perspective on Indo-Europeans in Asia". In The Bronze Age and Early Iron Age Peoples of Eastern and Central Asia. Ed. Mair. Washington DC: Institute for the Study of Man.
  • Trubachov, Oleg N., 1999: Indoarica, Nauka, Moscow.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.