Indo-europeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Indo-europeus são um conjunto de povos ou um suposto grupo étnico da Europa e da Ásia que falam línguas indo-europeias.

Definição[editar | editar código-fonte]

O termo indo-europeus pode aplicar-se a:

Normalmente o termo não se refere a falantes de línguas indo-europeias em tempos históricos, embora isso possa acontecer; os linguistas usualmente designam estes especificamente como anatólios, tocarianos, arianos (iranianos, indo-arianos), gregos, celtas, itálicos, germânicos, bálticos, eslávicos, arménios, albaneses (ou subdivisões destes grupos).

É de notar que a classificação como indo-europeu refere-se apenas a matérias linguísticas, e não necessariamente a etnias ou culturas.

Na atualidade as línguas indo-européias são as línguas mais faladas do mundo, sendo que das onze línguas com maior número de falantes, oito são indo-européias: espanhol, inglês, hindi, português, bengali, russo, punjabi e alemão. Os povos da Europa, América, Índia e Oceania tem origem indo-européias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.