Inezgane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Inezgane
إنزكان ; ⵉⵏⵣⴳⴳⴰⵏ
 
—  Município  —
Praça de grands taxis em Inezgane
Praça de grands taxis em Inezgane
Inezgane está localizado em: Marrocos
Inezgane
Localização de Inezgane em Marrocos
30° 21' 30" N 9° 32' 20" O
Região Souss-Massa-Drâa
Prefeitura Inezgane-Aït Melloul
Administração
 - Váli Maâti Ouddades
Altitude 15 m (49 pés)
População (2004)[1]
 - Total 111 172
Zoco semanal terça-feira

Inezgane (em árabe: إنزكان; em tifinagh: ⵉⵏⵣⴳⴳⴰⵏ) é uma cidadde do sul de Marrocos, situada na margem norte do rio Suz (Souss), 13 km a sudeste do centro de Agadir. É capital da prefeitura de Inezgane-Aït Melloul, a qual faz parte da região administrativa de Souss-Massa-Drâa. Em 2004 tinha 111 172 habitantes.[1]

Apesar de ser praticamente um subúrbio de Agadir, Inezgane tem um aspeto e ambiente completamente diferente, muito mais "marroquina" que a sua grande vizinha moderna, turística e de ar ocidental. A cidade é um importante centro comércio de transportes, pois encontra-se no cruzamento de três importantes estradas nacionais: a N1, a N8 e a N10.

Na cidade estão instalados tem vários grossistas e muitas lojas de retalho, espalhadas pelos vários souks (zocos, áreas comerciais permanentes ou mercados periódicos). A vida económica da cidade depende principalmente desses zocos, como o souk Tleta nas segundas-feiras, o pequeno mercado diário, o souk de couro, o de gado, o de cereais e, principalmente, os de joalheria de prata, entre outros. O grande mercado grossista é a placa giratória do comércio de frutas e legumes de todo o sul de Marrocos. No dia do principal zoco semanal, terça-feira, os habitantes das localidades vizinhas invadem a cidade para se abastecerem e também para venderem os seus produtos.

Inezgane é habitada principalmente por Imazighen (berberes) e na época colonial francesa era o local onde vivia o caïd (alcaide) nomeado pelos franceses. Antes da colonização, era o souk (centro de comércio) da tribo berbere dos Aksimen (Ksima em árabe). O nome de Inezgane deriva o termo berbere anzigane ("a gruta" ou "essa gruta"), devido à grande quantidade de grutas existentes na área.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês). 7ª. ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. 824 pp. ISBN 9-781843-533139.
  1. a b c Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês) www.hcp.ma. Visitado em 28 de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Inezgane
  • Guide to Inezgane, Morocco (em inglês) www.morocco-holidays-guide.co.uk Morocco Holidays Guide. Visitado em 23 de dezembro de 2011.
  • nezgane Agadir (em inglês) www.asiarooms.com Asia Rooms. Visitado em 23 de dezembro de 2011.
  • Le Souk d'Inezgane (em francês) superayman.blogs-de-voyage.fr Superayman Le blog des blogs (20 de julho de 2006). Visitado em 23 de dezembro de 2011.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.