Inezgane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Inezgane
إنزكان ; ⵉⵏⵣⴳⴳⴰⵏ
 
—  Município  —
Praça de grands taxis em Inezgane
Praça de grands taxis em Inezgane
Inezgane está localizado em: Marrocos
Inezgane
Localização de Inezgane em Marrocos
30° 21' 30" N 9° 32' 20" O
Região Souss-Massa-Drâa
Prefeitura Inezgane-Aït Melloul
Administração
 - Váli Maâti Ouddades
Altitude 15 m (49 pés)
População (2004)[1]
 - Total 111 172
Zoco semanal terça-feira

Inezgane (em árabe: إنزكان; em tifinagh: ⵉⵏⵣⴳⴳⴰⵏ) é uma cidadde do sul de Marrocos, situada na margem norte do rio Suz (Souss), 13 km a sudeste do centro de Agadir. É capital da prefeitura de Inezgane-Aït Melloul, a qual faz parte da região administrativa de Souss-Massa-Drâa. Em 2004 tinha 111 172 habitantes.[1]

Apesar de ser praticamente um subúrbio de Agadir, Inezgane tem um aspeto e ambiente completamente diferente, muito mais "marroquina" que a sua grande vizinha moderna, turística e de ar ocidental. A cidade é um importante centro comércio de transportes, pois encontra-se no cruzamento de três importantes estradas nacionais: a N1, a N8 e a N10.

Na cidade estão instalados tem vários grossistas e muitas lojas de retalho, espalhadas pelos vários souks (zocos, áreas comerciais permanentes ou mercados periódicos). A vida económica da cidade depende principalmente desses zocos, como o souk Tleta nas segundas-feiras, o pequeno mercado diário, o souk de couro, o de gado, o de cereais e, principalmente, os de joalheria de prata, entre outros. O grande mercado grossista é a placa giratória do comércio de frutas e legumes de todo o sul de Marrocos. No dia do principal zoco semanal, terça-feira, os habitantes das localidades vizinhas invadem a cidade para se abastecerem e também para venderem os seus produtos.

Inezgane é habitada principalmente por Imazighen (berberes) e na época colonial francesa era o local onde vivia o caïd (alcaide) nomeado pelos franceses. Antes da colonização, era o souk (centro de comércio) da tribo berbere dos Aksimen (Ksima em árabe). O nome de Inezgane deriva o termo berbere anzigane ("a gruta" ou "essa gruta"), devido à grande quantidade de grutas existentes na área.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês). 7ª ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. 824 pp. ISBN 9-781843-533139
  1. a b c Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês). www.hcp.ma. Página visitada em 28 de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Inezgane
  • Guide to Inezgane, Morocco (em inglês). www.morocco-holidays-guide.co.uk. Morocco Holidays Guide. Página visitada em 23 de dezembro de 2011.
  • nezgane Agadir (em inglês). www.asiarooms.com. Asia Rooms. Página visitada em 23 de dezembro de 2011.
  • Le Souk d'Inezgane (em francês). superayman.blogs-de-voyage.fr. Superayman Le blog des blogs (20 de julho de 2006). Página visitada em 23 de dezembro de 2011.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.