Informix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Informix é um conjunto de sistemas de gerenciamento banco de dados relacionais (relational database management system (RDBMS)) da IBM, adquiridos em 2001 de uma companhia também chamada Informix que teve sua origem nos anos 80.

O banco de dados Informix foi concebido e projetado por Roger Sippl no final dos anos 70. A Informix foi fundada em 1980, tornou-se publica em 1986, e por uma parte da década de 90 foi o segundo banco mais popular depois do Oracle. Sucesso este que não durou muito.

Dynamic Architecture Scalable

Com o seu fracasso em produtos de automação de escritório, Informix ênfase no crescimento do mercado de banco de dados do servidor. Em 1994, como parte de uma colaboração com o Sequent Computer Systems, Informix lançou sua versão 6.00 servidor de banco de dados, que apresentou a sua nova arquitetura dinâmica, DSA.

DSA envolveu um grande re-trabalho do motor principal do produto, suporte para paralelismo horizontal e vertical, e com base em um núcleo multi-threaded adequado para sistemas de multiprocessamento simétrico que Sequent foi pioneira e que grandes fornecedores como Sun Microsystems e Hewlett-Packard acabariam por acompanhar. As duas formas de paralelismo tornaram o produto capaz de tornar-se líder de mercado em escalabilidade, tanto para OLTP e data warehousing.

Agora conhecido como Informix Dynamic Server (após uma breve entretendo o nome Obsidian e, em seguida, ser nomeado OnLine Informix Dynamic Server), versão 7 chegou ao mercado em 1994. Versão 7 consistentemente ganhou benchmarks de desempenho [carece de fontes]. Como resultado de seu sucesso Informix abobadada para a posição # 2 [não é específico o suficiente para verificar] [quantificar] na base de dados mundial de 1997 [carece de fontes?], passando o Sybase.

Com base no sucesso da versão 7, a Informix dividiu seu investimento no desenvolvimento de banco de dados principal em dois esforços. Um esforço, antes conhecido como XMP (eXtended para Multi-Processing), tornou-se a versão de linha de produto 8, também conhecido como XPS (eXtended para Parallel Server). Este esforço foi focado em melhorias no armazenamento de dados e paralelismo em plataformas high-end, incluindo nada plataformas compartilhadas como RS-6000/SP IBM.

Em 2001 a IBM, por sugestão do Wal-Mart (O maior usuário do Informix), adquiriu a empresa Informix. A IBM tem grandes planos para os dois bancos dos quais dispõe, Informix e o DB2, ambos hoje compartilham tecnologia.

Em meados de 2005, a IBM lançou a versão 10 do Informix IDS.

Em 2006 houve uma grande mudança na estratégia da IBM sobre servidores de banco de dados no que diz respeito ao IDS. Janet Perna, responsável pela divisão de DB2 se aposentou após mais de 30 anos de serviço na companhia, a divisão desde então passou a se chamar Information Management (Gerenciamento de informação, tradução livre).

IDS é agora um servidor de banco de dados estratégico dentro do catálogo de produtos da IBM's Information Management. Em 2007 foi lancado o Informix 11 (Codenome cheetah), em 2008 foi lancado o Cheetah 2 com cluster shared-disk em resposta ao Oracle RAC.

Em 2010 o banco de dados Informix foi posicionado pela IBM como plataforma padrão para soluções embarcadas e plataformas comoditizadas, tendo como foco principal competir com as grandes instalações de MYSQL que foi adquirido recentemente pela Oracle.

Em março de 2013 foi lançada oficialmente a versao 12 (Codenome Centaurus). A atual versão foi escolhida oficialmente pela IBM como a plataforma recomendada para aplicações IoT, pelas suas características de baixa necessidade de hardware (low footprint), alto poder de desempenho com dados sensoriais, utilizando TimeSeries, alta disponibilidade, e também com o produto acelerador de warehouses em memória, IWA - Informix Warehouse Accelerator, que é oferecido como parte do produto, em duas versões do produto, uma recomendada para pequenos e médios clientes, e outra para clientes de toda e qualquer necessidade.

A HP anunciou, em setembro de 2014, uma nova linha de CPUs baseada em processadores ARM64, que foi oficialmente homologada para trabalhar com IBM Informix [1] .

Fonte[editar | editar código-fonte]

Traduzido diretamente do artigo em inglês. http://en.wikipedia.org/wiki/informix

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Documentos interessantes em Português

Blogs e Grupos de Usuarios em Português

  1. HP (29/09/2014). HP News HP.