Infrutescência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O figo é, em rigor, uma infrutescência e não um fruto.

Assim como os frutos são resultado da fecundação de flores, as infrutescências são, a rigor, o resultado da fecundação de flores de uma inflorescência, como um cacho de uvas, por exemplo. Entretanto, um uso mais corrente do termo "infrutescência" é associado a conjuntos compactos de frutos, onde cada fruto situa-se contíguo ou aderido ao outro, de forma que o conjunto se assemelhe a um grande fruto. Apesar da aparência externa coesa, estas infrutescências podem ser reconhecidas pela sua estrutura interna, apresentando um eixo central ao longo de todo seu comprimento com os frutos (semelhantes a "gomos") inseridos neste.

Algumas infrutescências são conhecidas popularmente e vendidas como frutas, como por exemplo abacaxi, jaca, amora e figo - os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados nestas estruturas.

Não se deve confundir infrutescências com frutos compostos. Infrutescências são um conjunto de frutos pequenos originados de muitas flores separadamente, enquanto frutos compostos, como a fruta-do-conde, framboesa, são originados de uma única flor, cujo ovário é formado por diversos carpelos livres ou ligeiramente aderidos entre si.

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete infrutescência.