Ingrid Alexandra da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ingrid
Princesa da Noruega
Nome completo
Ingrid Alexandra
Casa Glücksburg
Pai Haakon Magnus da Noruega
Mãe Mette-Marit da Noruega
Nascimento 21 de janeiro de 2004 (10 anos)
Oslo, Noruega
Família real norueguesa
Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Royal Arms of Norway.svg

SM o Rei
SM a Rainha

Ingrid Alexandra, Princesa da Noruega (Oslo, 21 de janeiro de 2004) é a filha do príncipe herdeiro Haakon e da sua esposa, a princesa herdeira Mette-Marit. É neta do rei Haroldo V da Noruega.

Ingrid é a segunda na linha de sucessão ao trono norueguês, e tornar-se-á a herdeira aparente quando o seu pai ascender ao trono como rei.

De acordo com as modificações na constituição norueguesa de 1990, que garantem igual primogenitura, independente do gênero, a princesa é a segunda na linha de sucessão ao trono norueguês, depois de seu pai.

Ela também é a 64° na linha de sucessão ao trono britânico, por ser uma descendente de Eduardo VII do Reino Unido.

Se Ingrid realmente se tornar rainha, irá ser conhecida como rainha Ingrid I da Noruega.

Em 03 de dezembro de 2005, Ingrid se tornou irmã do meio quando sua mãe, a princesa Mette-Marit, deu à luz a Sverre[1] .

Nascimento[editar | editar código-fonte]

A princesa Ingrid nasceu no Rikshospitalet, o Hospital Nacional de Oslo, às 9h30 (hora local). Ao nascer, pesava 3.686 Kg e media 51 cm[2] .

Nome e batismo[editar | editar código-fonte]

O nome da pequena foi revelado no dia 22 de janeiro[3] . Seu nome completo é Ingrid Alexandra. O significado dos seus nomes é:

Ingrid: É o nome de sua bisavó materna, Ingrid Hoeiby.
Alexandra: É uma homenagem ao príncipe Olavo da Noruega, nascido príncipe Alexander.

Seu batizado ocorreu em 17 de abril, em uma cerimônia discreta no Palácio Real de Oslo, a cerimônia foi conduzida pelo bispo Gunnar Stålsett.

Teve como padrinhos o Rei Haroldo V da Noruega, o príncipe Frederico da Dinamarca, a princesa Vitória da Suécia, o então príncipe Filipe de Astúrias, a Marta Luísa da Noruega e Marit Tjessem.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A princesa foi mencionada num episódio de Os Simpsons. Lisa Simpson é professora, que estava cansada de todos os relatórios das meninas de sua classe sobre diversas princesas, disse que houve dois relatórios sobre a princesa Ingrid Alexandra.[carece de fontes?]

Durante o ato de intervalo do Festival Eurovisão da Canção 2010, houve clipes de várias pessoas de toda a Europa que estavam a dançar, foi mostrado, a meio do clipe uma montagem mostrando a princesa, a sua mãe, a princesa Mette Marit, e o seu meio-irmão, Marius Borg Høiby, dançando a música.[carece de fontes?]

Títulos, estilos, honras e armas[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 21 de janeiro de 2004 - presente: Sua Alteza Real a princesa Ingrid Alexandra da Noruega

Referências