Ingrid Krämer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ingrid Krämer
campeã olímpica
Saltos Ornamentais
Nome completo Ingrid Krämer-Engel-Gulbin
Representante Alemanha
Nascimento 29 de Julho de 1943 (71 anos)
Dresden, Sachsen - Alemanha
Nacionalidade Alemanha alemã
Nível sênior
Clube SC Einheit Dresden > SC Empor Rostock

Ingrid Krämer, (Dresden, 29 de julho de 1943) é uma ex-saltadora ornamental alemã que competiu em provas de saltos ornamentais por seu país.

Krämer é a detentora de quatro medalhas olímpicas, conquistadas em duas distintas edições. A estreia olímpica de Ingrid deu-se nos Jogos de Roma, no qual encerrou participação com as medalhas de ouro no trampolim de 3 m e na plataforma de 10 m, feito este que lhe rendeu o título de primeira saltadora ornamental não norte-americana a conquistar estas duas vitórias em uma mesma edição olímpica. Na edição de Tóquio, tornou-se bicampeã do trampolim e vice-campeã na plataforma. Quatro anos mais tarde, nas Olimpíadas da Cidade do México, Krämer, então com 25 anos, foi à final do trampolim de 3 m, prova na qual não atingiu o pódio.[1] Entre suas outras conquistas está a medalha de ouro no Europeu de Leipzig em 1962, também no trampolim, e a entrada no International Swimming Hall of Fame, em 1975.[2]

Ingrid foi casada por duas vezes. Nas primeiras edições olímpicas, competiu com o nome do primeiro marido. Já na última, disputou as provas com o nome do segundo. Após aposentar-se das competições, formou-se em educação física e passou a treinar novos saltadores para a Alemanha Oriental. Com a reunificação, perdeu o emprego de técnica e passou a trabalhar em um banco.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Ingrid Krämer (em inglês). Sports Referece. Página visitada em 20 de maio de 2010.
  2. Ingrid Krämer 1975 Honor Diver (em inglês). International Swimming Hall of Fame. Página visitada em 20 de maio de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Diving pictogram.svg Este artigo sobre um(a) saltador(a), integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.