Inhambu-galinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaInhambu-galinha
Tinamus guttatus

Tinamus guttatus
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Tinamiformes
Família: Tinamidae
Género: Tinamus
Nome binomial
Tinamus guttatus
Pelzeln, 1863

O inhambu-galinha ou macuquinho (Tinamus guttatus) é uma espécie da floresta tropical, e o menor representante do gênero Tinamus, medindo entre 32 e 36 cm.

Tem ocorrência tipicamente amazônica no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. No Brasil ocorre também em parte do Estado do Maranhão. É espécie cinegética. Habita a floresta de terra firme, bem como a mata de várzea. Alimenta-se de sementes, frutas e invertebrados. Na época das enchentes na Amazônia, são comumente capturados como alimento pela população local, juntamente com outros tinamídeos, quando tentam cruzar voando os grandes rios, e caem próximo às margens, seja por fadiga ou por chocarem-se contra a densa folhagem da mata ciliar.

Ovos de inhambu-galinha

Sua vocalização consiste em piados graves e esparsos. Não possuem subespécies descritas. A sua postura é de 4 ou 5 ovos de coloração verde azulada intensa. É espécie relativamente abundante em seu habitat, sendo o fator redutor de suas populações, o do desmatamento da Amazônia.

Referência[editar | editar código-fonte]

  • MASSARIOLI, MARCOS, 2003 UNIABC-SP. Tinamiformes do Brasil. Artigo Científico.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.