Inishowen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da península de Inishowen.
Península de Inishowen.
O Grianán de Aileach é um forte de pedra na península de Inishowen.
Buncrana é a maior cidade de Inishowen e a segunda do Condado de Donegal.

Inishowen (em irlandês: Inis Eoghain) é uma península do Condado de Donegal e a segunda da República da Irlanda, só precedida pela península de Iveragh no condado de Kerry, no sudoeste da ilha. Antecede a formação do condado do qual faz parte em vários séculos.

Localidades de Inishowen[editar | editar código-fonte]

As principais localidades de Inishowen são:

Geografia[editar | editar código-fonte]

Inishowen é uma península de 884,33 km², situada no extremo norte da Irlanda. Limita a norte com o oceano Atlântico, a leste com o Lough Foyle e a oeste com o Lough Swilly. Está unida a sul com o resto do Condado de Donegal, a parte conhecida como Tír Conaill, e com o Condado de Derry. Historicamente, a área de Derry a oeste do rio Foyle também faz parte de Inishowen, já que o Foyle forma a sua fronteira natural. A maioria da população de Inishowen habita nas áreas costeiras periféricas enquanto o interior consiste em pequenas colinas, com abundância de pântanos. A maior destas colinas é Sliabh Sneacht (do irlandês montanha nevada) que tem una altitude de 619 metros. Outras colinas principais ficam na península de Malin Head bem como nas colinas de Urris, a oeste de Inishowen. Devido à sua geografia, Inishowen costuma ter condiciones atmosféricas suaves, com temperaturas ligeiramente superiores ao resto de Irlanda no verão e ligeiramente mais quentes no inverno, especialmente durante períodos gélidos.

Inishowen tem vários portos, alguns dos quais se usam para fins pesqueiros, como o de Greencastle, Bunagee e Leenan. Um ferry sazonal cruza o Foyle e liga Greencastle com Magilligan, em Derry, e outro cruza o Swilly e liga Buncrana com Rathmullan. A localidade de Fahan tem um porto desportivo privado.

Há várias pequenas ilhas próximas das costas de Inishowen, destacando-se as ilhas de Inishtrahull e Glashedy, ambas desabitadas, embora a primeira tenha sido habitada em princípios do século XX. Inch, no Swilly, tecnicamente já não é una ilha, dado que se construiu uma passagem elevada que a liga a terra firme em Tooban, a sul de Fahan.

O Swilly é um lough com forma de fiorde e teve importância estratégica durante o Império Britânico como porto de profundidade. O Foyle é importante dado que é a entrada do rio Foyle e a cidade de Derry, mas é muito menos profundo que o Swilly e precisa que os barcos que entrem e saiam do porto de Derry façam uso de um barco guia.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo o último censo de Irlanda, em 200, Inishowen contava com 31802 habitantes, um crescimento de 8,4% em relação a 1996.[1] Buncrana é a maior cidade de Inishowen e contava em 2006 com uma população de 3394 habitantes na área urbana. [1]


Referências

  1. a b Central Statistics Office Ireland (2006). Census 2006 Preliminary Report. Página visitada em 22-03-2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]