A Inocência dos Muçulmanos
A Inocência dos Muçulmanos (br) ou Innocence of Muslims (en), previamente denominado Desert Warriors e Innocence of Bin Laden, é um curta de 13 minutos na forma de trailer (veja links nas referências ao final), publicado em diversos sites na internet, que apresenta uma opinião à respeito do Islã.1 2 3 4 5
O trailer gerou revoltas em diversas partes do mundo, principalmente no Oriente Médio.6 7 8 5 9 . Como resultado, em Singapura, após pedido do governo, o You Tube retirou o vídeo para acesso naquela região10 e mais recentemente, o Egito bloqueou o acesso ao Youtube durante 1 mês 11 . No Brasil, o filme pode ser mantido mesmo após protesto das autoridades islâmicas no país12 13 . Com as manifestações, houve a morte do embaixador americano e mais dois funcionários de embaixada na Líbia.14 6 , e o pastor Terry Jones, divulgador, e mais sete, inicialmente foram condenado à morte pelo tribunal Egípcio do Cairo, depois o pastor teve redução de pena, mas a sentença nunca foi dada à cabo pois todos moram nos EUA 15 . Depois disto passou a ser bastante noticiado e tornou-se notório com a imprensa divulgando os acontecimentos em todo o mundo ocidental.
O professor de Relações Internacionais Diogo Costa, do RI Ibmec, mestre em Teoria Política pela Universidade de Colúmbia, no programa Rede Mídia, demonstra seu ponto de vista à respeito dos motivos que levaram à replicação do vídeo:
“Alguns grupos aproveitam seu sentimento anti-ocidental para conseguir suas causas políticas [...] eles precisam ter alimento, o fogo precisa de combustível. Esse combustível pode ser um cartoon num jornal, um ursinho que colocaram o nome de Maomé, ou pode ser um filme que ninguém assistiu, que foi colocado no YouTube. [...] Não é tanto o vídeo em si, mas a utilização que fizeram dele. Se as pessoas soubessem que é algo feito em fundo de quintal... mas eles estão achando que todo o ocidente compartilha, que o ocidente promove, que o ocidente assiste. Eu acho que essa manipulação é tão causadora dos estragos quanto é a produção do filme em si.”.16
Alguns pensaram se tratar de um trailer de um filme, com a imprensa cometendo erros na divulgação das notícias carece de fontes. O suposto produtor e roteirista Sam Bacile, na verdade seria Nakoula Basseley Nakoula, afirmou tê-lo projetado no cinema uma vez, com o título “The Innocence of Bin Laden” (A inocência de Bin Laden)carece de fontes. Segundo o site pipoca moderna, "o jornal Los Angeles Times averiguou carece de fontes que ninguém viu esta suposta sessão.. ninguém viu mais que 13 minutos da produção". 14 O trabalho é claramente amador e foi dirigido por um "veterano da indústria pornô, chamado Alan Roberts"carece de fontes.
Índia, Indonésia, Malásia e Líbia, também solicitaram o bloqueio ao Youtube.1
Índice |
Condenado à morte [editar]
O Tribunal Penal do Cairo, condenou à morte sete cristãos Coptas, por "ofender o islã e prejudicar a união nacional do Egito". A acusação apresentou video em que alguns pedem um Estado para os Coptas, e os aponta como participantes diretos ou indiretos do filme A Inocência dos Muçulmanos. Por terem interpretado profeta Maomé de forma caricata de acordo com uma visão anti-islâmica, o ator, junto de alguns participantes do filme foram julgados à revelia.17 18 19 , não somente pela atuação e visão representada, mas também pelo fato de que de a representação do profeta Maomé, por qualquer meio, é proibida pela lei islâmicacarece de fontes. Por serem cristãos egípcios, estão exilados nos EUA, mas correm o risco de serem deportados para o país de origem caso o pedido de deportação seja aceito.
No dia 18 de setembro, a Procuradoria Geral decidiu apresentar no Tribunal Penal do Cairo um pedido de prisão preventiva destas oito pessoas. O Ministério Público também pediu que a Interpol fosse informada sobre as medidas adotadas para que os réus sejam detidos, assim como o envio de uma solicitação formal às autoridades judiciais nos EUA para que entreguem os acusados ao Egito para serem processados.
(...)
Além de Jones e Basily, entre os outros condenados estão Moris Sadeq, advogado e fundador da Associação Copta em Washington; Nabil Adib Bisada, coordenador de comunicação dessa organização; e Morqos Aziz, apresentador de programas religiosos nos EUA.19
Ver também [editar]
Referências
- ↑ a b Revista Exame - Abril
- ↑ Sam Kiley. "US Anti-Muslim Film 'Designed To Enrage'", 12 September 2012. Página visitada em 12 September 2012.
- ↑ http://online.wsj.com/article/SB10000872396390444017504577645681057498266.html?mod=wsj_share_tweet/
- ↑ Peralta, Eyder. What We Know About Sam Bacile, The Man Behind The Muhammad Movie : The Two-Way. NPR. Página visitada em 2012-09-12.
- ↑ a b Corky Siemaszko. "Filmmaker Sam Bacile behind anti-Mohammad propaganda 'Innocence of Muslims" is not Israeli", Sep 12, 2012.
- ↑ a b "American Killed in Libya Attack", YNetNews.
- ↑ "Maker of anti-Islam film goes into hiding: report", Reuters, 12 September 2012.
- ↑ Filmmaker Sam Bacile behind anti-Mohammad propaganda 'Innocence of Muslims' is not Israeli. NY Daily News. Página visitada em 2012-09-12.
- ↑ "Filmmaker Goes Into Hiding", New York Times, 12 September 2012.
- ↑ Google bloqueia "Inocência dos Muçulmanos" em Singapura - Terra
- ↑ "Tribunal do Egito ordena bloquear acesso ao YouTube por filme anti-Islã", G1, 09 February 2013.
- ↑ "YouTube pode manter no ar vídeo criticado por islâmicos", Conjur, 24 Janurary 2013.
- ↑ "Justiça permite que "Inocência dos Muçulmanos" continue no YouTube", Tecmundo, 01 February 2013.
- ↑ a b Pipoca moderna (site)
- ↑ "Pastor condenado a morte por divulgar filme “A Inocência dos Muçulmanos” tem pena reduzida", inforGospel, 29 January 2013.
- ↑ http://www.youtube.com/watch?v=w3bFxOvPm7I&feature=related
- ↑ Egito: Sete cristãos condenados à morte - Euronews
- ↑ Egito condena à morte pastor americano que ‘apoia’ filme anti-islã
- ↑ a b Pastor e coptas americanos são condenados à morte no Egito por vídeo de Maomé - Diário de Canos
Ligações externas [editar]
- Links do YouTube com o vídeo, de treze minutos - http://www.youtube.com/watch?v=fQ4FUPVsMDI
http://www.youtube.com/watch?v=d4MH2oyGtN