Inositol trifosfato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Inositol trifosfato
Alerta sobre risco à saúde
IP3.png
Identificadores
Número CAS 85166-31-0
PubChem 55310
Propriedades
Fórmula molecular C6H15O15P3
Massa molar 420.096
Farmacologia
Compostos relacionados
Fosfatos de inositol relacionados Inositol pentaquisfosfato
Ácido fítico (hexaquisfosfato)
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O inositol trifosfato ou IP3, juntamente com o diacilglicerol, é um mensageiro secundário envolvido na transdução de sinal em células biológicas. É formado por hidrólise de fosfatidilinositol bifosfato (PIP2), um fosfolípido que está localizado na membrana plasmática, pela fosfolipase C.

A sua principal função consiste na mobilização de Ca2+ a partir de organelos onde este está armazenado, e na regulação da proliferação celular, entre outras reacção celulares. Por exemplo, na mosca-da-fruta, Drosophila, o IP3 é usado na transdução intracelular do reconhecimento de luz por células do olho.

Em células da musculatura lisa, o IP3 liga-se e activa o receptor de IP3 existente na membrana do retículo sarcoplasmático, fazendo abrir canais de cálcio, resultando na libertação de Ca2+ para o sarcoplasma[1] . Este aumento de Ca2+ activa o canal operado pelo receptor de rianodina no reticulo sarcoplasmático, levando ao progressivo aumento da concentração de Ca2+ na célula muscular e promovendo a contracção da célula muscular[2] .

Referências

  1. Ferris CD, Snyder SH. IP3 receptors. Ligand-activated calcium channels in multiple forms. Adv Second Messenger Phosphoprotein Res. 1992;26:95-107. PMID 1329896
  2. Somlyo AP, Somlyo AV. Signal transduction and regulation in smooth muscle. Nature. 1994 Nov 17;372(6503):231-6. PMID 7969467