Departamento Nacional de Obras Contra as Secas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS)
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas
Autarquia[1]
Fundação 21 de outubro de 1909 (114 anos)[1]
Sede Fortaleza, Ceará
Website oficial www.gov.br/dnocs
Açude Acarape do Meio, uma das construções do DNOCS.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e com a sede da administração central em Fortaleza.

História[editar | editar código-fonte]

Constitui-se na mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), em 21 de outubro de 1909.[2] Em 1919, recebeu ainda o nome de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), até que, em 1945, passa a chamar-se DNOCS.

Dispõe a sua legislação básica tem por finalidade executar políticas do Governo Federal no que se refere a beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações, irrigação, radicação da população em comunidades de irrigantes e subsidiariamente outros assuntos que lhe sejam cometidos pelo Governo Federal, nos campos do saneamento básico, assistência às populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os Municípios, possuindo grande atuação no semiárido do Nordeste e norte de Minas Gerais.

Deu inicio ao marco inicial do desenvolvimento aos combates da seca no "Polígono das secas".[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Sítio oficial. «História». Consultado em 9 de setembro de 2020 
  2. BRASIL, Governo do; SMALL. Horácio. Geologia e suprimento d’água subterrânea no Piauhy e parte do Ceará. 1. ed: Inspectoria de Obras contra as Seccas, 1914 (publicação rara)
  3. BRASIL. Seca: análises, pressupostos, diretrizes, projetos e metas para o planejamento de um novo nordeste. Brasília: Câmara dos Deputados, 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.