Instalação (computação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em computação, um instalação (do inglês installation ou setup) é um processo (ou seu resultado) quando todos os arquivos necessários são colocados num computador para que o programa (por exemplo, sistema operacional, driver de dispositivo, software aplicativo, módulo de extensão, patch, etc.) possa ser executado. Tais computadores podem ser smartphones, computadores pessoais, servidores, etc. No entanto, o termo "instalação" também usado no caso quando os arquivos colocados não são necessários por qualquer programa particular e a instalação é apenas uma das maneiras para armazenar e gerenciar os arquivos pelo usuário. Alguns exemplos:

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Alguns programas podem ser executados por copiando-os para um computador e executá-os sem demora. Também existem umas classes genéricas de software que não requer a instalação no computador para ser executado:

  • aplicativos portáteis - ao ser iniciado, o aplicativo portátil roda diretamente do dispositivo no qual está armazenado, podendo este ser removível, como é o caso de pen drives e CD-ROMs.
  • live CD/DVD e live USB - um CD/DVD ou um pen drive que contém um sistema operacional que não precisa ser instalada no disco rígido uma vez que o sistema operacional completo é executado diretamente a partir do CD/DVD/pen drive.
  • Aplicações Web e serviços Web - software desse tipo simula software instalado localmente e pode ser executado dentro de navegador usando apenas os recursos do sistema local. Essa abordagem permite alta portabilidade e mobilidade entre os computadores com acesso ao servidor. É muitas vezes associada a computação em nuvem.

Nesse caso, a instalação do programa não será necessária. Outros programas são oferecidos numa forma não adequada para execução imediata e requerem um processo de instalação. Geralmente, instalação implica que uma vez instalado, o programa pode ser executado novamente sem a necessidade de re-instalar antes de cada execução.

Instalador[editar | editar código-fonte]

Um instalador é (do inglês installation program ou installer) é um programa assistente que faça a instalação.

Desinstalador[editar | editar código-fonte]

Um desinstalador é (do inglês uninstaller ou deinstaller) é um programa para para remover partes ou o todo de um outro programa (ou biblioteca).

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Aplicativo portátil - uma classe de softwares que não requer a instalação no computador para ser executado
  • Live CD - um CD/DVD que contém um sistema operacional que não precisa ser instalada no disco rígido uma vez que o sistema operacional completo é executado diretamente a partir do CD/DVD
  • Sistema gestor de pacotes
Ícone de esboço Este artigo sobre computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.