Instituto Benjamin Constant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro.
Instituto Benjamin Constant: entrada principal.

O Instituto Benjamin Constant (IBC) é uma tradicional instituição de ensino para deficientes visuais localizada no bairro da Urca, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Considerado como o primeiro passo concreto no país para garantir ao deficiente visual o direito à cidadania, o Instituto foi pouco-a-pouco derrubando preconceitos e fez ver que a educação e a profissionalização das pessoas portadoras desta deficiência não era uma utopia.

História[editar | editar código-fonte]

A instituição, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos, foi criada pelo Imperador D. Pedro II (1840-1889) através do Decreto Imperial nº 1.428, de 12 de setembro de 1854. Foi inaugurada, solenemente, no dia 17 de setembro do mesmo ano, na presença do Imperador, da Imperatriz e de todo o Ministério.

Com o aumento da demanda pelos seus cursos, foi projetado e construído o prédio atual, em etapas, a primeira, a partir de 1890, após a Proclamação da República. Ainda devido à República, a Instituição teve o seu nome alterado, a partir de 1891, para Instituto Benjamin Constant, uma homenagem ao republicano Benjamin Constant Botelho de Magalhães, o seu terceiro diretor.

O instituto teve as suas portas fechadas em 1937 para a conclusão da segunda e última etapa do prédio, vindo a reabri-las em 1944. Em Setembro de 1945 foi instituído o seu curso ginasial, que veio a ser equiparado ao do Colégio Pedro II em Junho de 1946. Passava, desse modo, a ser oferecido ao deficiente visual a oportunidade de ingresso nas escolas secundárias e nas universidades.

Atualmente, o Instituto Benjamin Constant tem os seus objetivos redimensionados, transformando-se num centro de referência nacional para questões relativas à deficiência visual. Além da escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições em geral e oferece reabilitação física.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]