Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
CENTEC
Faculdade de Tecnologia Centec - FATEC
Fundação 9 de março, 1999
Estado Ceará
Página oficial www.centec.org.br
Centec.jpg
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), é o mantenedor da Faculdade de Tecnologia - FATEC com sedes nas cidades de, Fortaleza, Quixeramobim e Juazeiro do Norte. E está em construção um campus multi-institucional que engloba a FATEC e universidades estaduais na cidade de Iguatu, com previsão de conclusão em 2015.

O Instituto Centec é composto por:

  • FATEC - Faculdade de Tecnologia Centec (02)
  • CVT - Centro Vocacional de Tecnologia (38)
  • CVTEC - Centro Vocacional Técnico (03)

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, criado em 9 de março de 1999, é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, que foi qualificado pelo Governo do Estado do Ceará como Organização Social - OS, através do Decreto nº 25.927, de 29 de junho de 2000, e, com amparo no artigo 12 da Lei estadual nº 12.781, de 30 de dezembro de 1997 e no artigo 11 da Lei federal nº 9.637, de 15 de maio de 1998, uma entidade de interesse social e utilidade pública.

Com a missão de promover a educação e as atividades tecnológicas necessárias ao desenvolvimento dos municípios, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, em áreas estratégicas para a inclusão social e a inovação no Estado do Ceará. Esta OS funciona como centro de referência de educação profissional, atuando na qualidade e requalificação dos recursos humanos, através dos cursos de graduação.

FATEC[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Tecnologia Centec - FATEC foi criada a partir do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, tendo por objetivo desenvolver educação de qualidade.

FATEC Cariri[editar | editar código-fonte]

Na região do Cariri, considerada o oásis do estado do Ceará e composta por 26 municípios, o Instituto CENTEC, instalou, estrategicamente, uma Faculdade de Tecnologia CENTEC. A FATEC Cariri, com área total de 16.261,26 m² e 4.022,49 m² de área construída, está localizada no município de Juazeiro do Norte, considerada a segunda maior cidade do estado do Ceará, abrangendo uma área de 248.558 km², distante cerca de 600 km da capital cearense e com população por, aproximadamente, 240.638 habitantes. Os cursos superiores de tecnologia oferecidos na FATEC Cariri, com duração de sete semestres, formam tecnólogos em Eletromecânica, Irrigação, Saneamento Ambiental, Tecnologia de Alimentos de Origem Animal e Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal. Desde 2004 são ministrados, também, cursos de educação profissional técnica de nível médio, com duração de dois anos, nas áreas de eletroeletrônica, fruticultura e meio ambiente, os quais, juntamente com os cursos superiores, são gratuitos. Na área de extensão tecnológica, são difundidas as tecnologias geradas e adaptadas pela pesquisa, através dos cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores jovens e adultos e das consultoria e assistência a micro e pequenas empresas.

  • Diretor da FATEC - Cariri

Profa. Magda Regina Corrêa Rodrigues - em exercício

FATEC Sertão Central[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Tecnologia CENTEc Sertão Central, localizada no município de Quixeramobim, está previda para inaugurar em abril de 2008, com os cursos de tecnologia de Alimentos e Agronegócio.

  • Diretor da FATEC - Sertão Central

Prof. Hilton Alexandre Vidal Carneiro - em exercício

CVTEC[editar | editar código-fonte]

O Instituto CENTEC, buscando a modernização do seu sistema de gestão e objetivando o acesso da população à profissionalização, vem transformando, gradativamente, alguns Centros Vocacionais Tecnológicos – CVT em Centros Vocacionais Técnicos – CVTECs, também comandados pela DEP - Diretoria de Ensino e Pesquisa e construindo outras novas unidades, ampliando a oferta de educação profissional técnica gratuita.

Atualmente, três CVTECs compõem a estrutura organizacional do Instituto CENTEC, os quais estão localizados em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante, onde são ministrados os cursos de educação profissional técnica de nível médio em agricultura, cozinha, metalurgia, meio ambiente, mecânica sendo praticada, também, a extensão tecnológica, através dos cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e da assistência aos produtores.

CVT[editar | editar código-fonte]

A partir dos seus Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs, unidades operacionais comandadas pela Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação - DETI, o Instituto CENTEC oferece cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores

Através dos quais são difundidas as tecnologias geradas e adaptadas pela pesquisa. Essas mesmas unidades operacionais capacitam, em ciências, os professores das escolas públicas e oferecem práticas laboratoriais, em física, química, biologia, matemática, informática e oficina de eletromecânica (soldagem), aos alunos dessas mesmas escolas, além de prestarem consultorias, assistência técnica e outras modalidades de extensão.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Superiores de Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Educação profissional técnica de nível médio[editar | editar código-fonte]

Áreas de atuação dos cursos de qualificação - Formação Inicial e Continuada (FIC)[editar | editar código-fonte]

  • Ambiente, saúde e segurança
  • Controle e processos industriais
  • Gestão de negócios
  • Hospitalidade e lazer
  • Informação e comunicação
  • Infraestrutura
  • Produção alimentícia
  • Produção cultural e Design
  • Produção industrial
  • Recursos naturais
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.