Instituto Federal de Tecnologia de Zurique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Federal de Tecnologia de Zurique
Eidgenössische Technische Hochschule Zürich
Instituto Federal de Tecnologia de Zurique
ETHZ
Fundação 1853
Tipo de instituição pública
Faculdades Matemática, engenharia, arquitectura, ciências naturais, computação, gestão
Localização Zurique, Cantão de Zurique, Suíça
Página oficial http://www.ethz.ch/index_EN

O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ, do alemão Eidgenössische Technische Hochschule Zürich), encontra-se em Zurique na Suíça, e é referido normalmente por «ETHZ», «ETH» ou «Poly» (do seu nome original Polytechnikum).

O Times Higher Education classifica-a no décimo-quinto lugar das melhores universidades mundiais, sétima universidade técnica no mundo e quarta na Europa (valores de 2010). No domínio da matemática e das ciências naturais encontra-se em nono lugar e em sexto em química.[1][2]

O físico Ralph Eichler é o presidente da Universidade e Lino Guzzella é o reitor.[3]

História

O edifício principal

A ETHZ foi fundada em 1854 e recebeu os primeiros alunos em 1855 no que então se chamava Escola Politécnica Federal Suíça (alemão: Eidgenössische Polytechnische Schule). Tinha seis departamentos: arquitectura, construção civil, construção mecânica, silvicultura e um departamento genérico com matemática, as ciências naturais, a literatura e as ciências sociais e políticas. Em 1993 a ETHZ, o EPFL de Lausana e mais quatro institutos de pesquisa associam-se em Domínio das Escolas Federais que é administrado pelo conselho das escolas politécnicas.

Quando deixou de ser a única Escola Politécnica Federal Suíça pelo aparecimento da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL) — tão exigente como o seu homónimo de Zurique — a ETHZ começou a ser conhecida também como Escola Politécnica Federal de Zurique (EPFZ).

Pessoas famosas

Prémios Nobel

Albert Einstein em 1921

Muitos suíços laureados com prémios Nobel estão associados com a ETHZ:

Outros

Referências

Ver também

Ligações externas