Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
IFTM
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Logotipo IFET.svg
Fundação 29 de dezembro de 2008
Estado Minas Gerais
Página oficial www.iftriangulo.edu.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)- Campus Patrocínio conta com um curso superior e três cursos de nível técnico. Fica localizado na Av. Liria Terezinha Lassi Capuano n° 255, Bairro Chácara das Rosas CEP: 38740-000, na cidade de Patrocínio, Minas Gerais, Brasil. Telefone para contato: (34) 3832-0795

Histórico do Instituto[editar | editar código-fonte]

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IF Triângulo Mineiro (IFTM), criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei n. 11.892, é uma Instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. No seu processo instituinte estão presentes na composição de sua estrutura organizacional uma Reitoria localizada em Uberaba, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia e as Unidades de Educação Descentralizadas de Paracatu e de Paracatu que, por força da Lei, passaram de forma automática, independentemente de qualquer formalidade, à condição de campus da nova instituição, passando a denominar-se respectivamente: Campus Uberaba, Campus Uberlândia, Campus Paracatu , Campus Paracatu e Campus Avançado Patrocínio. No imaginário das comunidades que compõem a nova institui&cc edil;ão e nas práticas de seu cotidiano, estes componentes instituintes estão postos. Implica então, reconhecer que, como em toda organização, instituído e instituinte são aspectos de uma mesma realidade que, permanentemente, fazem trocas e assim, alteram e (re)configuram a Instituição numa totalidade em processo.

A Instituição responde a uma nova missão na sociedade e aos horizontes de seus profissionais que, ao crescerem em função do processo de formação continuada, o sistema educacional lhes proporcionou integrar o coletivo da escola nesse processo de mudança efetiva buscando transformar os sonhos em ações que, concretizadas, possam conduzir o IF TRIÂNGULO a excelência em todos os níveis e áreas de atuação.

Campus Avançado Patrocínio[editar | editar código-fonte]

No dia 01 de fevereiro de 2010 o prefeito de Patrocínio Lucas Siqueira juntamente com o secretário municipal de Educação Eurípedes de Assis Peres, receberam das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, a placa alusiva a instalação oficial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IF Triângulo Campus Avançado de Patrocínio-MG. Dada a importância da conquista para a comunidade de Patrocínio foi organizada uma cerimônia de inauguração oficial na sede do Campus do IFTM Patrocínio (antigo CET Cerrado). Houve presença de um grande público e diversas autoridades como o deputado federal Gilmar Machado (líder do governo na Câmara Federal); de Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira (Reitor do IF-Triângulo), prefeito de Patrocínio Lucas Siqueira, vice-prefeito Fausto Amaral, Humberto Donizete Ferreira-Bebé (presidente da Câmara Municipal), Célio Borges (vice-presidente do Conselho da FUNCECP), Ana Luiza da Fonseca Rodrigues (diretora da Superintendência Regional de Ensino), João Branco, prefeito em exercício de Guimarânia e o secretário municipal de educação Eurípedes de Assis Peres. Outras autoridades que marcaram presença foram os vereadores Alberto Sanarelli, Cássio Remis, Cláudio Alcântara, José Roberto (Salitre) e Marta Elias. Além do Reitor do IF - Triângulo, prestigiaram também o evento o professor José Antônio Bessa (Diretor de Pesquisa do Instituto), professora Sandra Maria Souza de Oliveira (Pro - Reitora de Educação), e o professor Weverson Silva Morais (Assessor Especial de Articulação do IF - Triângulo). Dois vídeos foram exibidos para o público presente sendo um produzido pela Assessoria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Patrocínio que mostrou momentos marcantes da história e conquista do IF - Triângulo Campus Avançado de Patrocínio(IFTM) e outro do Ministério da Educação sobre as instituições federais de ensino.

Cursos Oferecidos[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Patrocínio conta com um curso de nível superior.

Modalidade: Superior Tecnólogo
Duração do curso: 3 anos.
Periodo: Noturno
Processo Seletivo: Semestral
Vagas: 30
Formas de Ingresso:
Vestibular Tradicional: disponibiliza 90% das vagas nessa modalidade.
Sistema de Seleção Unificada - SISU : disponibiliza 10% das vagas para candidatos que realizaram o ENEM.
Requisitos para Ingresso: Ensino Médio Completo.

Ensino Médio Técnico[editar | editar código-fonte]

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Patrocínio conta com três cursos de nível técnico.

Modalidade: Subsequente
Duração do curso: 2 anos.
Periodo: Noturno
Processo Seletivo: Anual
Vagas: 60
Forma de Ingresso: Processo Seletivo Anual.
Requisitos para Ingresso: Ensino Médio Completo.
Modalidade: Concomitante
Duração do curso: 2 anos.
Periodo: Noturno
Processo Seletivo: Anual
Vagas: 30
Forma de Ingresso: Processo Seletivo Anual.
Requisitos para Ingresso: Estar cursando a partir do 2º Ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio.
Modalidade: Concomitante
Duração do curso: 2 anos.
Periodo: Verpertino
Processo Seletivo: Anual
Vagas: 30
Forma de Ingresso: Processo Seletivo Semestral.
Requisitos para Ingresso: Estar cursando a partir do 2º Ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.