Instituto Fisher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto Fisher (1892-1911), também conhecido por Colégio Fisher, foi uma instituição de ensino elementar da cidade de Ponta Delgada, criada em 1892 quando a família Fisher doou um imóvel onde se instalaram inicialmente 4 padres franceses da Congregação do Espírito Santo que se dedicavam ao ensino da juventude. O Instituto ganhou grande reputação, funcionando até 1911, ano em que foi encerrado quando, na sequência da implantação da República Portuguesa, a ordem religiosa que o operava foi expulsa.

O colégio iniciou a sua actividade na Primavera de 1892[1], dedicando-se ao ensino primário. A fama pedagógica dos Padres do Espírito Santo, por vezes apelidados de jesuítas na imprensa local, e o seu prestígio face ao débil panorama educativo então existente na ilha de São Miguel, fizeram convergir para o Instituto muita da juventude das melhores famílias micaelenses, tendo por ele passado algumas da figuras mais marcantes do período posterior[2].

Quando em 1911 o governo da Primeira República Portuguesa resolveu expulsar as ordens religiosas, o imóvel reverteu aos familiares das senhoras que haviam feito a doação e o colégio foi extinto. Apesar de efémero, deixou uma memória que perduraria durante décadas.

Referências

  1. A Persuasão, edição de 13 de Janeiro de 1892.
  2. Entre eles o poeta e etnógrafo Armando César Côrtes-Rodrigues.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]