Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) é uma instituição cultural privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo preservar a memória cultural do Rio Grande do Sul, Brasil.

Desde a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1838, havia o desejo de criar uma instituição congênere no Rio Grande do Sul. Durante o governo do visconde de Sinimbu (1852-1855) chegou a ser escolhida a diretoria para tal a agremiação, porém foi desmantelada com a partida do presidente da província. Outra iniciativa foi a criação do Instituto Histórico e Geográfico da Província de São Pedro (IHGSP), fundado em 1860 e extinto em 1863.[1]

O IHGRGS foi fundado no dia 5 de agosto de 1920.

Possui dois grandes acervos bibliográficos em sua sede (cerca de 70 mil volumes ao todo), que tratam principalmente da História e da Geografia do Estado, bem como antropologia, paleontologia e folclore.

O IHGRGS, até a década de 1950, foi a principal instituição produtora e difusora do conhecimento histórico no Estado, mais até que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul[2] .

Em 2003, o Instituto iniciou a informatização de sua biblioteca.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.