Instituto Liberdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto Liberdade do Rio Grande do Sul é um think tank brasileiro, fundado em Porto Alegre, no ano de 1986, por iniciativa de empreendedores intelectuais liberais. Segundo o Índice de Think Tanks 2008 do Programa de Think Tanks e Sociedades Civis na Universidade de Pensilvânia, publicado na Revista Foreign Policy (edição de janeiro de 2009), o Instituto Liberdade está entre os 25 maiores think tanks da América Latina. [carece de fontes?]

Os objetivos declarados do Instituto[1] são a promoção de pesquisas, a produção e a divulgação de bens educacionais e culturais que demonstrem as vantagens para todos os indivíduos de uma sociedade organizada, com base nos princípios dos direitos individuais, de governo limitado e representativo, de respeito à propriedade privada, aos contratos e à livre iniciativa. O Instituto Liberdade defende o Estado de Direito, a descentralização do governo, a economia de mercado e apóia os empreendedores intelectuais multidisciplinares na produção de análises e recomendações em políticas públicas, seguindo os preceitos da Escola Austríaca de Economia.

Foi pioneiro da realização da Campanha do Dia de Liberdade de Impostos no Brasil, desde 2004. Colabora com outras instituições e integra grupos internacionais de estudos como: CSCCC (Civil Society Coalition on Climate Change)[2] , SDN (Sustainable Development Network), RELIAL (Red Liberal de America Latina)[3] , Freedom to Trade [4] , Sociedade Civil em Inovação, Saúde Pública e Propriedade Intelectual e Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade [5] .

Desde 2007, o Instituto Liberdade lança anualmente no Brasil o Índice Internacional de Direitos de Propriedade (produzido pela Property Rights Alliance)[6] , durante o Fórum da Liberdade [7] , evento organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais [8] . Também lança anualmente, em português, o Índice de Qualidade Institucional [9] , criado pelo economista Martin Krause e publicado pela International Policy Network.

É co-patrocinador da Conferência Anual Internacional em Mudança Climática (organizado pelo Heartland Institute)[10] desde 2008.

O Instituto Liberdade foi ganhador do prêmio Templeton Freedom Award Grants for Institute Excellence 2006 (organizado pela Atlas Economic Research Foundation)[11]

Todos os membros da diretoria do Instituto Liberdade trabalham pro bono para o think tank, sendo que dois de seus diretores são membros da Mont Pelerin Society [12] , organização fundada por Friedrich von Hayek, Prêmio Nobel de Economia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.