Instituto Ludwig von Mises

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto Ludwig von Mises
Misescrest.gif
Lema Tu ne cede malis, sed contra audentior ito (Latin: Não ceda ao mal, mas continue cada vez mais corajosamente contra ele)
Fundação 1982
Tipo de instituição Particular
Localização Auburn, Alabama, Estados Unidos da América
Presidente Douglas French (desde 2009)
Diretor(a) Llewellyn H. Rockwell, Jr.
Página oficial www.mises.org

O Instituto Ludwig von Mises (LvMI), sediado em Auburn, Alabama, é uma organização acadêmica liberal envolvida em pesquisa nos campos de economia, filosofia e economia política. Sua bolsa de estudos é inspirada na obra do economista Ludwig von Mises, da Escola Austríaca. Outros acadêmicos da mesma escola de pensamento, como Murray Rothbard e Friedrich Hayek também tiveram uma forte influência sobre o trabalho do Instituto. O Instituto é inteiramente financiado por doações privadas.

O Instituto não se considera um "think tank" tradicional. Embora tenha relações de trabalho com indivíduos como o deputado Ron Paul e organizações como a Foundation for Economic Education, ele não busca implementar políticas públicas. Não tem filiação formal com nenhum partido político (incluindo o Partido Liberal), nem se beneficia de financiamento qualquer dos partidos. O Instituto também tem uma política formal de não aceitar contrato de trabalho de empresas ou outras organizações.[1]

Há também vários outros institutos com o mesmo nome em todo o mundo, incluindo os da Bélgica, Polônia, Argentina, México, Rússia, Brasil, Romênia e Portugal. No entanto, o Instituto não tem vínculos formais com nenhum deles.

O lema oficial do instituto é Tu ne cede malis sed contra audentior ito, que vem da Eneida de Virgílio, Livro VI, e significa "Não ceda ao mal, mas continue cada vez mais corajosamente contra ele". No início de sua vida, Mises escolheu esta frase para ser o seu princípio orientador. É bem visível ao longo do campus do instituto, em seu site e em recordações.

Referências

  1. "Frequently Asked Questions." Mises.org. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]