Instituto Maria Auxiliadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto Maria Auxiliadora é uma Instituição criada e mantida pelas Irmãs Salesianas, membras da Congregação Filhas de Maria Auxiliadora, a qual foi criada por Dom Bosco e Madre Mazzarelo.

História[editar | editar código-fonte]

Natal, Rio Grande do Norte[editar | editar código-fonte]

O Instituto Maria Auxiliadora de Natal foi fundado em 2 de fevereiro de 1951, é dirigido pelas Filhas de Maria Auxiliadora, conhecido também por Auxiliadora de Natal. Em 2014, a Irmã Elisabet Vieira da Costa assume a Direção da escola, a Irmã Jocélia Zampirolli permanece como Vice-diretora, a Irmã Anna Carla Freitas de Paula, assume a Coordenação da Pastoral, Irmã Edileusa Matos continua no Setor Financeiro local e coordena o Oratório Dom Bosco, e as demais Irmãs que permaneceram na Comunidade Filhas de Maria Auxiliadora em Natal / RN realizam o trabalho de Assistência Salesiana com Crianças e Jovens: Irmãs Isabel Cartaxo, Iolanda Lisboa e Ricolice Martins Barros.

Ribeirão Preto, São Paulo[editar | editar código-fonte]

O Instituto Maria Auxiliadora de Ribeirão Preto, foi fundado no dia 24 de janeiro de 1918. Nessa época, chegaram as três primeiras irmãs salesianas para educar as moças ribeirãopretanas.

Instalado numa pequena casa, na esquina onde hoje fica o colégio, no dia 9 de fevereiro de 1918, é inaugurado oficialmente o Externato Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto. Realizava-se mais uma vez o sonho de São João Bosco, onde Nossa Senhora pedia a criação de um colégio salesiano para meninas.

Na modesta casa de esquina, os poucos cômodos abrigavam toda a filosofia que a escola desejava imprimir: um vestíbulo, sala para visitas, diretoria, algumas salas de aula, um salão para trabalhos manuais, a capela e o imenso pátio sombreado por mangueiras, onde, durante 20 anos, várias gerações se encontravam e cresceram. Durante muito tempo, as aulas atravessaram os dois períodos, entremeadas por orações e longas sessões de trabalhos manuais.

A escola crescia com a cidade. Aos poucos, torna-se referência de tradição, disciplina e principalmente orientação educacional e religiosa, o que, na época, era dado fundamental para a formação. Em 1938 e 1947 a velha casinha é demolida e, em seu lugar surge um edifício que toma quase todo o quarteirão e reúne as instalações adequadas para o que já se transformara numa grande escola.

Do pequenino externato de 1918 até os dias de hoje, o Colégio Auxiliadora segue os caminhos da Tradição e da Renovação. A Tradição marcando a fidelidade à história, aos ideais e aos princípios e valores que sustentaram, ao longo desses anos, o vigor da Instituição Educativa.

Rio do Sul, Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

O Instituto Maria Auxiliadora (IMA) em Rio do Sul, Santa Catarina, foi fundado em 12 de fevereiro de 1928. Inicialmente, era chamado Colégio Sagrado Coração de Jesus e sua estrutura limitava-se a uma pequena casa de madeira. Com o tempo, o apoio da comunidade e o crescente número de alunos fez com que fosse necessário um ampliamento da estrutura de ensino o que aliado a doação de um grande terreno em um morro próximo a Igreja Paroquial, resultou na construção de um prédio com quatro salas de aula e outros ambientes.

O colégio hoje conta com os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio com um total de 1.200 alunos.

Goiânia, Goiás[editar | editar código-fonte]

O Instituto Maria Auxiliadora de Goiânia foi fundado em 1º de março de 1957, na mesma sede onde se encontra atualmente, no número 275 da Praça do Cruzeiro, no bairro Setor Sul da capital goiana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]