Instituto Nacional do Câncer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Praça da Cruz Vermelha, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão / ABr

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)1 é um órgão brasileiro vinculado ao Ministério da Saúde, e à Secretaria de Atenção à Saúde, auxiliando no desenvolvimento e coordenação de ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil.

Tais ações são de caráter multidisciplinar e compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer, no âmbito do SUS, e a atuação em áreas estratégicas como a prevenção e a detecção precoce, a formação de profissionais especializados, o desenvolvimento da pesquisa e a informação epidemiológica. Todas as atividades do INCA têm como objetivo reduzir a incidência e mortalidade causada pelo câncer no Brasil.

O regimento do Ministério da Saúde, aprovado pelo Decreto Presidencial n° 109 de 2 de maio de 1991 e reafirmado pelos Decretos Presidenciais n° 2.477 de 28 de janeiro de 1998 e n° 3.496 de 1º de junho de 2000, dá ao INCA as seguintes competências:

• assistir o Ministro da Saúde na formulação da política nacional de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer;

• planejar, organizar, executar, dirigir, controlar e supervisionar planos, programas, projetos e atividades, em âmbito nacional, relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento das neoplasias malignas e afecções correlatas;

• exercer atividades de formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos, em todos os níveis, na área de cancerologia;

• coordenar, programar e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais, em cancerologia;

• prestar serviços médico-assistenciais aos portadores de neoplasias malignas e afecções correlatas.

O INCA recebe o apoio da Fundação do Câncer, entidade privada sem fins lucrativos, criada em 1991, com a finalidade de colaborar com o Instituto em todas as suas áreas de atuação. Sua principal receita vem do Sistema Único de Saúde (SUS), que remunera os serviços de assistência oncológica prestados pelo Instituto.

As atividades e aplicações dos recursos da Fundação do Câncer são reguladas pela Resolução 68/79 do Ministério Público do Rio de Janeiro (legislação específica que dispõe sobre as Fundações no Estado) e são por ele fiscalizadas, através de auditores credenciados que amparam o Conselho Fiscal da Fundação.

Show Com Você, Pela Vida[editar | editar código-fonte]

A Fundação do Câncer, principal parceira privada do INCA, promove desde 2009 o evento musical Com Você, Pela Vida. O show tem o objetivo de arrecadar recursos com a venda de ingressos, e destiná-las para projetos em pesquisa científica e tecnologia, assistência médico-hospitalar, educação e mobilização social.

O evento foi idealizado pelo ator e diretor de novelas Frederico Mayrink. Em 2009 os grandes sucessos de Frank Sinatra foram cantados, e em 2010, grandes sucessos da música internacional. No ano de 2011, quando a Fundação do Câncer completou 20 anos, foram as músicas de Tom Jobim.

Com Você, Pela Vida 2011 aconteceu no dia 18 de abril no Vivo Rio, Rio de Janeiro, com grandes atrações. Confira abaixo os artistas que já se apresentaram em todas as edições do evento.

2009: Especial Frank Sinatra

Direção Geral: Jorge Fernando

Atrações:

2010: Grandes Sucessos Internacionais

Direção Geral: Jorge Fernando

Atrações:

2011: Sucessos de Tom Jobim

Direção Geral: Antonio Vasco e Pedro Paulo

Direção Artística: Nilo Romero

Direção Executiva: Yara Alencar

Atrações:

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]