Instituto Português de Heráldica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto Português de Heráldica (IPH), com sede em Lisboa, é uma associação nacional de investigadores e estudiosos, constituída em 1929[1], que se dedica à congregação e divulgação de trabalhos especializados nas áreas das ciências da Heráldica e da Genealogia, através de sessões académicas regulares, publicações, atribuição de prémios e participações em congressos da especialidade.

História[editar | editar código-fonte]

O IPH foi criado em 1929 e os seus estatutos e insígnias aprovados a 6 de Junho de 1930.[1]

Afonso de Dornelas foi Fundador, Chanceler e o 1.° Presidente do IPH. Por sua morte foi sucedido no cargo pelo Marquês de São Paio. Ao instituto pertenceram e pertencem os principais especialistas nesta áreas, nomeadamente Sanches de Baena, Azevedo Soares, António Baião, Armando de Matos e Eugénio de Castro, para só referir alguns dos mais antigos.

Desde 1932[2] que o IPH edita ininterruptamente a Revista de História, Heráldica, Genealogia e Arte intitulada «Armas e Troféus», presentemente dirigida por Augusto Ferreira do Amaral.[3]

Tem atualmente como Presidente-Honorário o duque de Bragança e como presidente efectivo Miguel Metelo de Seixas.[4]

O IPH, que reúne no Museu Arqueológico do Carmo, tem os seguintes órgãos: um presidente, que dirige as sessões académicas e preside ao órgão colegial deliberativo; um Conselho Director, composto pelos sócios efetivos, eméritos e honorários, que é órgão deliberativo com funções de Assembleia Geral; uma Secretaria-Geral, à frente da qual está o secretário-geral, com funções executivas, e um Conselho Fiscal. Além daqueles sócios, o IPH é composto por sócios correspondentes, sócios correspondentes estrangeiros e sócios agregados.

O IPH mantém três comissões permanentes: a Comissão de Redação da Revista «Armas e Troféus»; a Comissão de Apreciação de Candidaturas e da Carreira dos Sócios; e a Comissão de Atribuição do Prémio do Instituto Português de Heráldica.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]