Instituto Shinken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto Shinken é uma organização brasileira de artes marciais.

História[editar | editar código-fonte]

O instituto foi fundado em 1992 pelo sensei Ahnume Guérios[1] sob a denominação Bushido Budo Kai tendo como princípio a prática e a divulgação no Brasil do AIKIDO e da arte e da cultura japonesa, além do fortalecimento da aliança cultural e de amizade entre o Japão, os Estados Unidos e o Brasil[2].

O sensei Guérios teve muitos mestres importantes desde que iniciou-se nas artes marciais em 1977 e posteriormente no aiquidô em 1986, contudo, um dos mestres que mais o influenciou foi o shihan Steven Seagal de quem foi discípulo direto durante mais de cinco anos.

Steven Seagal sensei, além de conhecido astro do cinema americano é também mestre em várias artes marciais e sétimo grau de faixa-preta em aiquidô, tendo sido o primeiro ocidental a possuir e operar um dojô de aiquidô no Japão.

Em 1999, Seagal sensei renomeou a Bushido Budo Kai como Instituto Senge. Em julho de 2002, o sensei Guérios deu o nome atual ao instituto.

O termo "Shinken" significa "lutando com espadas reais" e era comumente usado pelo fundador do Aiquidô, Morihei Ueshiba (1883-1969) para definir a atitude ideal para se praticar as artes marciais (budô).

No fim de 2003, o Instituto Shinken recebeu o valioso apoio do dai shihan Yoshimitsu Yamada, oitavo dan e discípulo direto do fundador do aiquidô Morihei Ueshiba por mais de dez anos.

Filiação[editar | editar código-fonte]

Atualmente, instituto é ligado à entidade máxima do aiquidô no mundo, a Aikikai Foundation, de Tóquio, através do shihan Yoshimitsu Yamada.

Também faz parte da Internation Aikido Federation (IAF).

Escolas[editar | editar código-fonte]

O instituto conta com vários dojos: Seu DOJO CENTRAL é em Petrópolis, TENCHI DOJO, sob a coordenação do Sandan Bernardo Ferreira Caneca Pereira, uchideshi em Iwama, onde treinou com Hiroshi Isoyama Shihan (8° dan), Shigemi Inagaki Sensei (8° dan) entre outros, trazendo para Petrópolis o estilo de espada do Aikido, o AIKIKEN e o AIKIJO. Há ainda três dojos em Curitiba, uma em Fazenda Rio Grande, uma em Cascavel (Paraná), uma em Francisco Beltrão, uma em Passo Fundo, quatro DOJOS do Yamabushi Ryu Aikido (Willen Sensei (NIDAN).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]