Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
ITESM Entrada principal.JPG
Lema Cultura Emprendedora
Fundação 6 de setembro de 1943 (71 anos)
Tipo de instituição Privada
Localização Monterrey, Nuevo León,  México
Docentes 8.223 professores[1]
Reitor(a) Rafael Rangel Sostmann
Presidente Lorenzo H. Zambrano Treviño
Total de Estudantes 91,417 (2008)[1]
Graduação 54,964 (2008)[1]
Pós-Graduação 12,883 (2008)[1]
Campus 33 campus no México[1]
Cores da Escola Branco e Azul
Afiliações SACS, APRU, Universitas 21, ECIU, ANUIES, CUDI, FIMPES
Página oficial www.itesm.edu

O Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM) é um centro educacional tecnológico e de graduação privada fundada em 1943 na cidade de Monterrey, estado de Nuevo León, no México. Foi a primeira universidade da América Latina a se conectar à internet no ano de 1989. Também, é encarregada de manejar o domínio de registro de país, através de NIC México, localizado no campus da cidade de Monterrey.[2]

Tem o mesmo sistema dos CEFET e faculdades que oferecem cursos de tecnologia no Brasil, porém, com um diferencial, para ingressar nos cursos os alunos devem fazer uma espécie de "pré-vestibular" chamado PREPA TEC (preparatório tecnológico).

As aulas iniciam como na maioria das escolas europeias, em setembro e terminam em meados de junho.

Organização[editar | editar código-fonte]

Na universidade se maneja departamentos acadêmicos em vez de faculdades. A instituição oferece estudos de graduação e de pós-graduação. O Tecnológico de Monterrey também está responsável pelo PrepaTEC (escola preparatória), de Tec Milenio (universidade e preparatória) e da Universidade Virtual (educação a distância).

Sistema universitário multicampus[editar | editar código-fonte]

EM 2008, os campus foram divididos por regiões:

Mapa dos Campus da ITESM no México

Oferta educativa[editar | editar código-fonte]

O ITESM oferece, até a data:

EGADE[editar | editar código-fonte]

A Escola Superior de Administração e Gestão de Empresas é a escola de negócios da instituição. Considerada uma das melhores da América Latina, de acordo com várias publicações, como revistas Expansión e América Economía uma das melhores do mundo, de acordo com publicações como o Wall Street Journal. A escola tem importantes credenciamentos internacionais no ambiente de negócios, tais como AACSB, AMBA y EFMD-EQUIS.

EGAP[editar | editar código-fonte]

A Escola Superior de Administração Pública e Políticas Públicas (EGAP) é a escola de Governo da Tec de Monterrey, e estabeleceu-se como uma excelente opção para os políticos e pessoas envolvidas no governo. Entre os graduados estão vários governadores do México, e vários políticos e governantes da América Latina. Foi formalmente em 2003, impulsionada pela necessidade de colaborar com a profissionalização da administração pública e para analisar e propor políticas públicas para o desenvolvimento.

EMIS[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Medicina "Ignacio A. Santos" ITESM foi fundada em agosto de 1978, com uma primeira geração de 27 alunos. Inclui o Hospital São José Tec de Monterrey, e o Centro de Inovação e Transferência de Saúde (CITES). A escola é credenciada pela Associação Mexicana de Faculdades e Escolas de Medicina AC, e da Associação Sul de Faculdades e Escolas (SACS). Seu currículo médico é registrado com a Secretaria de Educação Pública e programas de formação clínica e pós-graduação que estão no Ministério da Saúde. Oferece atualmente competindo Cirurgia, Bacharelado em Nutrição e Bem-Estar, Engenheira Biomédica, Cirurgia Dentária, Bacharelado em Ciências, Licenciatura em Enfermagem e Sistemas de Saúde Gestão. Seu campo clínico consiste no hospital e a saúde pública diversa. Ela também tem várias rotações em hospitais de todo o mundo e acordos com grandes escolas dos Estados Unidos.

TecMilenio[editar | editar código-fonte]

A Universidade TecMilenio pretende formar profissionais através de programas educacionais voltados ao desenvolvimento de competências profissionais, a fim de integrar rapidamente diplomados no mercado de trabalho e promover o desenvolvimento das empresas e das instituições onde trabalham. Ela oferece graduação e pós-graduação e carreiras nas áreas de tecnologia da informação, engenharia industrial, negócios, humanidades e saúde, para o qual fornece duas alternativas de educação: da sala de aula e on-line.

Referências

  1. a b c d e f g h i Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey. Dados e cifras (em Espanhol). Visitado em 24 de fevereiro de 2010.
  2. Historia da Internet no México NIC

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.