Instituto Teotônio Vilela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Teotônio Vilela
(ITV)
Instituto Teotônio Vilela
Aécio Neves, atual presidente do ITV discursando no Seminário Caminhos para o Brasil, em 2015, ainda na condição de Presidente Nacional do PSDB.
Fundação 1995
Propósito Compartilhar e aperfeiçoar uma política social-democrata no país, por meio de cursos, seminários, encontros e palestras.
Sede Brasília, DF, Brasil
Filiação PSDB
Presidente Aécio Neves

Instituto Teotônio Vilela (ITV) é um órgão de formação política (think tank) do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Com sede em Brasília, o instituto foi fundado em 1995 e é o responsável pela divulgação da doutrina adotada pelo PSDB. Seu nome foi dado em homenagem ao político alagoano Teotônio Vilela. O Instituto promove eventos, seminários e cursos.

Cabe ao instituto promover estudos, seminários, palestras e debates sobre a realidade nacional, com objetivo de formular políticas públicas coerentes com o ideário da social-democracia: respeito aos princípios democráticos, responsabilidade fiscal e social, coerência e ética política. Publicações variadas compõem um acervo bibliográfico útil para acadêmicos, pesquisadores, cientistas sociais e estudantes. Revistas de divulgação contemplam o interesse de simpatizantes e militantes da social-democracia, fornecendo-lhes elementos básicos para o debate político e ideológico.

A ação do ITV se estende - a partir de sua sede, em Brasília - pelos 26 estados do país, cada qual com sua representação local. Nas eleições, tal rede de formação política dedica-se ao preparo e treinamento dos candidatos, especialmente nos pleitos municipais. Norteado pelo Conselho Deliberativo, integrado por 28 intelectuais e políticos de expressão nacional, o ITV investe no fortalecimento do processo político brasileiro.

O ITV também atua nos municípios. Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, por exemplo, é presidido pelo jovem Leonardo Martins (PSDB-RS), que aos 16 anos, é o Presidente do ITV mais jovem no país.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Aécio Neves, atual presidente do Instituto.
Lista dos Presidentes do Instituto Teotônio Vilela
Nome UF Cargos Período
1.° Lúcio Alcântara CE ex-governador do Ceará 1995 até 2001
2.° Yeda Crusius RS ex-governadora do Rio Grande do Sul 2001 até 2003
3.° Sebastião Madeira MA ex-prefeito de Imperatriz 2003 até 2007
4.° Renato Amary SP ex-prefeito de Sorocaba, deputado estadual e deputado federal de São Paulo 2008 até 2010
5.° Luiz Paulo Vellozo Lucas ES ex-deputado federal e prefeito de Vitória 2008 até 2011
6.° Tasso Jereissati CE senador e ex-governador do Ceará. 2011 até 2015
7.° José Aníbal SP ex-deputado federal e senador por São Paulo. 2015 até 2018
8.° Tasso Jereissati CE senador e ex-governador do Ceará. 2018 até 2019
9.° Pedro Cunha Lima PB deputado federal pela Paraíba. 2019 até 2023
10.° Aécio Neves MG Deputado Federal, ex-Governador e Senador de Minas Gerais. 2023 até a atualidade

Portal Social do Brasil[editar | editar código-fonte]

Idealizado pelo presidente do partido Aécio Neves, o Portal Social do Brasil foi lançado no dia 4 de Setembro de 2013. O site é um projeto do PSDB em parceria com o Instituto Teotônio Vilela e visou construir uma nova agenda para o PSDB, com foco no debate das políticas sociais.[1]

O objetivo do portal foi contribuir para consolidar estratégias eficazes, apresentando metodologias e resultados positivos, e também possibilitar a construção de novos caminhos de combate à pobreza no Brasil. A premissa é que não podemos nos conformar apenas com a gestão diária da pobreza: ela pode e deve ser superada.[2]

O Portal contém informações de 81 projetos sociais nas áreas de juventude, infância, educação, saúde, pobreza, assistência social, emprego, habitação, segurança alimentar, prevenção e combate às drogas, mulheres, idosos e pessoas com deficiência implantados pelos governos estaduais e prefeituras administrados pelo PSDB.[3][4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]