Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (ou simplesmente IAU) é uma unidade da Universidade de São Paulo responsável pelo ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão de serviços à sociedade na área de Arquitetura e Urbanismo e nos campos de conhecimento que lhes são correlatos, como o Design, o Paisagismo entre outros, no campus de São Carlos.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Conselho Universitário da USP aprovou em 14 de dezembro de 2010, por unanimidade, a criação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) de São Carlos. O novo Instituto é resultado da consolidação do curso de Arquitetura e Urbanismo, até então vinculado à Escola de Engenharia de São Carlos, situada no Campus 1 da USP de São Carlos.

O curso já funcionava há mais quatro décadas, e a criação do Instituto era discutida desde 2004.

A criação do Instituto era uma aspiração antiga do Campus:desde 1964 havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa o projeto de Lei que criava a Faculdade de Arquitetura em São Carlos.

Perfil de ensino[editar | editar código-fonte]

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

O Curso de Arquitetura e Urbanismo, criado em 1985, hoje oferecendo 45 vagas em período integral ao longo de cinco anos. Com uma proposta inovadora, o CAU foi pensado para formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país, atuando como projetistas, planejadores, gestores e construtores de edifícios e cidades.

Entendendo a graduação como um momento de produção de conhecimento, o curso promove a reflexão sobre o lugar do arquiteto e urbanista em um período de intensa transformação social, cultural, tecnológica e econômicas. Objetiva-se capacitar o aluno para aprender a aprender de forma continuada e a atuar de maneira consciente frente aos fenômenos sócio-econômicos e culturais trazidos pela modernidade e suas transformações contemporâneas.

O CAU mantém excelente demanda no vestibular, sendo a décima primeira carreira mais procurada na USP e atingindo mais de 28 candidatos por vaga para 2012. Integra o seleto grupo de cursos que obtém sistematicamente cinco estrelas no Guia do Estudante e, em 2007, foi considerado o melhor curso de arquitetura e urbanismo do país.[2]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O IAU ainda não está dividido em centros e departamentos (cada um deles seria responsável por uma parte da grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]