Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto de Ciências da Saúde da
Universidade Federal da Bahia
ICS-UFBA
Universidade Universidade Federal da Bahia
Fundação 8 de fevereiro de 1968 (46 anos)
Tipo de Instituição Unidade universitária
Localização Salvador , Bahia Brasil
Campus Canela
Site www.ics.ufba.br

O Instituto de Ciências da Bahia da Universidade Federal da Bahia (ICS) foi criado em 8 de fevereiro de 1968.[1] O objetivo da criação do ICS foi o de congregar as ciências básicas da área biomédica. Atualmente o ICS conta com cinco departamentos (Biomorfologia, Biointeração, Biorregulação, Biofunção e Fonoaudiologia) e atende aos cursos da área biomédica nas suas disciplinas básicas, além de sediar os cursos de graduação em Fonoaudiologia, Biotecnologia e Fisioterapia. Além do ensino de graduação, existem atualmente no ICS três cursos de pós-graduação: o Programa de Pós-graduação em Imunologia, o Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas e o Mestrado em Biotecnologia. O ICS conta com diversas linhas de pesquisa e programas de extensão de caráter permanente.

O Instituto de Ciências da Saúde tem um perfil multidisciplinar e abrangente, promovendo desta forma a interação entre as áreas básicas e aplicadas das ciências biomédicas, em um ambiente acadêmico onde o ensino de graduação e o de pós-graduação se articulam com a pesquisa e a extensão universitária em um clima de harmonia e respeito.

No térreo do ICS funciona o Laboratório de Imunologia (LABIMUNO), responsável por exames laboratoriais à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O LABIMUNO é o único serviço de Imunofenotipagem para diagnóstico de leucemia e linfoma do estado da Bahia e também a quantificação de células-tronco hematopoéticas para o transplante de medula óssea.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]