Instrumentação cirúrgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Instrumentação cirúrgica é uma profissão de nível técnico, no Brasil, em que o profissional tem a função de aúxiliar o cirurgião no ato cirúrgico, que abrange desde a preparação dos instrumentais até à esterilização dos mesmos, após a cirurgia.

A instrumentação cirúrgica nasce no Século XX, período de maior crescimento nas cirurgias e conseqüentemente do papel do instrumentador cirúrgico. Com esse crescimento tornou-se necessário profissionais mais qualificados. Surgindo assim, escolas formadoras de profissionais. Surgindo nesta época escolas de Técnicos em instrumental cirúrgicos em Nice na França, datado em 1954. Essas escolas tinham como objetivo preparar os profissionais para a evolução cirúrgica, isto é, tempos cirúrgicos, materiais para cada especialidade entre outras atividades cirúrgicas.

É necessário que o estudante de instrumentação cirúrgica - o futuro profissional conheça a história referente à Batalha de Solferino, onde podemos destacar Jean Henri Dunant, que auxiliava os cirurgiões repassando os instrumentais necessários para o ato cirúrgico.

Dentre as inerentes funções, o sua maior responsabilidade é com os instrumentos cirúrgicos. Seu objetivo maior, assim como de toda a equipe cirurgica, é a qualidade e segurança do procedimento cirurgico, atendendo ao cliente com maior presteza, probidade e eficiência.

Portanto, o TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA é membro multiprofissional das equipes multidisciplinares cirurgicas da saúde.

O que faz um Técnico em Instrumentação Cirúrgica?

O Técnico em Intrumentação Cirúrgica realiza procedimentos relacionados às técnicas de instrumentação cirúrgica realizadas antes durante e após do ato anestésico-cirúrgico, além de procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos. O Técnico em Instrumentação Cirúrgica após a conclusão de curso recebe o DIPLOMA com a titulação de TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA que é precedido de Resolução e Pareceres emitidos com registros competentes nos órgãos da educação, com carga horária mínima de curso de 1.800 horas.

Onde Atua o Técnico em Istrumentação Cirúrgica? Em hospitais públicos ou privados e clínicas particulares, nos setores de Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Hospitais Veterinários

Jornada de Trabalho A jornada de trabalho do Técnico em Instrumentação Cirúrgica, varia de acordo com seu local de trabalho, podendo ser no máximo de 06:00 horas diárias de trabalho todos os dias, ou podem também, serem alternados plantões de carga horária diferenciada.

Média Salarial O salário do Técnico em Instrumentação Cirúrgica varia entre R$ 1.500,00 e R$ 4.000,00 iniciais, de acordo com a região do país, número de procedimentos e tipologia cirúrgica acompanhados e carga horária de trabalho mensal.