Inteiro postal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Inteiros postais)
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:


Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde janeiro de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Bilhete-postal de 10 reis, D. Manuel II (1910)

O coleccionismo de inteiros postais é parte integrante da filatelia. Os inteiros postais constituem uma classe filatélica reconhecida pela Federação Internacional de Filatelia (FIP).

A definição actualmente aceite de inteiro postal: "Os inteiros postais são objectos postais que comportam um selo impresso oficialmente autorizado ou uma marca ou inscrição indicando que um determinado valor facial, referente a um serviço postal ou relacionado, foi previamente pago".

Tipos de inteiros postais[editar | editar código-fonte]

Cabem na definição acima os seguintes tipos de peças filatélicas:

  • Peças com selo impresso em relevo ou tipografado. Exemplos: Bilhete-postal de 50 reis, D. Luiz I, fita direita", "Bilhete-postal de 10 reis, D. Luiz I, tipografado.
  • Peças sem selo impresso, mas que eram vendidas aos balcões dos correios com selo impresso. Exemplos: Bilhetes-Postais de Boas-Festas da emissão de 1936, que eram vendidos pelo preço de $50, tendo colado o selo de $25, azul, do tipo "Tudo pela Nação".
  • Peças sem selo impresso, mas com uma marca ou inscrição indicando o porte que foi pago. Exemplos: Bilhete-Postal da Emissão Comemorativa do V Centenário do Nascimento do Infante D. Henrique, e Bilhete-Postal da Emissão Comemorativa do VII Centenário do Nascimento de Santo António de Lisboa.
  • Peças com ou sem selo impresso, que embora vendidas ao público a um determinado preço, apenas indicam que o porte correspondente ao serviço foi pago, sem indicarem qualquer taxa. Exemplos: Bilhete-Postal de taxa paga.

Inteiros Postais no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Brasil instituiu o inteiro-postal pelo Decreto nº 7695, de 28/04/1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo, integrante do gabinete que subiu ao poder em 28/03/1880. Na exposição de motivos dessa legislação, dirigida a D. Pedro II, foi destacado:

“Segundo Vossa Majestade Imperial se dignará ver, a primeira de tais alterações é a que estabelece o uso dos bilhetes-postais geralmente admitidos nos outros Estados e ainda em França, onde aliás houve durante algum tempo certa repugnância ou hesitação em os receber; os bilhetes-postais são de intuitiva utilidade para a correspondência particular, e, longe de restringir o número de cartas, como poderá parecer, verifica-se, ao contrário que um dos seus efeitos é aumentá-lo.”

Na ocasião, ocupava a Direção da Repartição dos Correios, Luís Plínio de Oliveira, nomeado para o cargo em 1865, depois de ter publicado três anos antes, o “Relatório sobre a Organização dos Correios da Inglaterra e França”.

Classificação dos inteiros postais[editar | editar código-fonte]

Os inteiros postais podem ser classificados segundo vários critérios:

  • A maneira de os disponibilizar e utilizar. Inclui emissões dos correios, emissões de serviço oficial, emissões militares e emissões particulares;
  • As características físicas do papel ou cartolina sobre o qual o selo, marca ou inscrição foi impresso. Abrange cartas postais, incluindo aerogramas, sobrescritos, bilhetes postais, cartões-postais / bilhetes-cartas, cintas de jornais e impressos de diversos tipos;
  • O serviço postal ou a fim para o qual foram emitidos. Compreende serviço postal (via de superfície e via aérea), registos, telégrafo, recibos de taxas diversas, certificados de expedição de encomendas postais, ordens de pagamento, vales postais e outros documentos com selos postais impressos ou correspondente marca ou inscrição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Inteiro postal