Intellipedia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2006). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Intellipedia é uma série de três wikis que rodam no Joint Worldwide Intelligence Communications System, SIPRNet e Intelink-U. São usados pelas 16 agências que compõem a comunidade de inteligência dos Estados Unidos. Não é aberta ao público.

Intellipedia é um projeto do Office of the Director of National Intelligence (ODNI)[nota 1] — Intelligence Community Enterprise Services (ICES) cujo escritório central fica em Fort Meade, Maryland. Até outubro de 2006, continha 28.000 páginas e 3.600 usuários.[1] Inclui informações nas áreas, pessoas e assuntos de interesse daquelas comunidades. Intellipedia utiliza MediaWiki, o mesmo software usado pela Wikipedia, o projeto de enciclopédia livre.[2] O ODNI diz que o projeto ajudará a revolucionar a cultura prevalescente na comunidade de inteligência norte-americana.

Projetos semelhantes estão rodando na rede secreta do governo americano conhecida como SIPRNet e na rede SBU. Usuários da SBU podem acessar a Intellipedia de terminais remotos fora dos seus locais de trabalho através de um VPN. A SIPRNet está voltada a servir para um propósito similar, ao pessoal do Departamento de Defesa americano, que são os usuários predominantes desta rede. Usuários do OSINT compartilham informação na rede aberta (não secreta).

Notas

  1. Escritório do Diretor de Inteligência Nacional.

Referências

  1. "U.S. intelligence unveils spy version of Wikipedia", 31 de outubro de 2006.
  2. Wikipedia for Intel Officers Proves Useful National Defense Magazine (November 2006). Página visitada em 2006-11-01.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]